O tenista sérvio Novak Djokovic, recordista de títulos do Grand Slam, afirmou que o legado de Rafael Nadal "será eterno", em reação ao anúncio efetuado esta quinta-feira pelo espanhol de pôr fim à carreira, o que acontecerá em novembro.
O sérvio, de 37 anos, desejou ao antigo rival, que tem mais um ano (38), "a melhor despedida possível" nas finais da Taça Davis, que se disputam em Málaga, entre 19 e 24 de novembro, anunciando que estará presente na cidade espanhola, num gesto de "reconhecimento pela carreira estelar" de Nadal.
"Só tu sabes o que tiveste de suportar para te tornares num ícone do ténis e do desporto, em geral. Obrigado por me teres levado tantas vezes ao limite, no decurso da nossa rivalidade, que teve o maior impacto em mim enquanto jogador", assinalou o quarto classificado do ranking mundial.
Nadal termina a carreira com 22 títulos do Grand Slam -- registo apenas superado por Djokovic, que conquistou 24 -, além de mais 70 troféus de torneios de menor dimensão, tendo-se sagrado campeão olímpico em singulares, em Pequim2008, e em pares, no Rio2016.