Todos os anos a Google faz um apanhado das palavras mais procuradas no motor de busca da companhia. Em Portugal, "Salvador Sobral" foi, em 2017, o nome mais procurado pelos internautas.
À cabeça das buscas em Portugal surge o nome que colocou o país na história do Festival Eurovisão da Canção: Salvador Sobral, vencedor em Kiev, na Ucrânia.
Além de Salvador Sobral, ou da vista do Papa Francisco a Fátima, no centenário das denominadas aparições, o ano de 2017 fica também marcado pelos incêndios que devoraram milhares de hectares de floresta e ceifaram dezenas de vidas.
Foi também o ano das mortes de figuras como Mário Soares, Belmiro de Azevedo, António Pires de Lima, António Francisco dos Santos, João Ricardo, Pedro Rolo Duarte e Zé Pedro, entre outros nomes.
As dez buscas mas frequentes
- Salvador Sobral
- Mobdro (App internet)
- Taça das Confederações (Futebol)
- Autárquicas 2017 (Política)
- Pixwords (Jogo internet)
- Love on Top (Programa TV – Entretenimento)
- Fogos (País)
- Pedrógão Grande (País)
- Eurovision 2017 (Concurso musical TV - Entretenimento)
- iPhone 8 (Tecnologia)
Já por tendências e face ao ano anterior, as escolhas divergem. Entre as figuras nacionais, a três principais buscas recaem em Salvador Sobral, Mário Soares e Luísa Sobral.
No campo das figuras internacionais, as três primeiras procuras são Chester Bennington, Chris Cornell e o Papa Francisco.
Nos eventos desportivos, os internautas procuram informação sobre a Taça das Confederações, o Tour de France e McGregor vs Mayweather.
Na área de entretenimento televisivo, as buscas incidiram sobre Love onTop, Desafio Final e Biggest Deal.
Por fim, os internautas procuraram também saber “o que é um Pangolim”, seguindo-se o equinócio de outono e a Chemex.
Houve também quem perguntasse ao Google “o que era o leite creme”.
O que é o "Ano em Pesquisa" da Google?
Como se definem as tendências?
As pesquisas incidem sobre as tendências que tiveram o maior pico de tráfego durante 2017, em comparação com 2016.
Qual é a metodologia?
A Google utiliza informação de múltiplas fontes, incluindo a ferramenta pública Google Trends, bem como outras ferramentas internas de informação.
São também filtradas as pesquisas spam, de forma a criar as listas que melhor refletem o espírito do ano.