Salvador Sobral, o mais procurado no Google em Portugal

por Nuno Patrício - RTP
Salvador Sobral foi o nome mais procurado no Google em 2017 Foto: Reuters

Todos os anos a Google faz um apanhado das palavras mais procuradas no motor de busca da companhia. Em Portugal, "Salvador Sobral" foi, em 2017, o nome mais procurado pelos internautas.

A seleção da multinacional norte-americana é de alcance internacional, levando em conta as buscas realizadas em cada país nos últimos 12 meses.

À cabeça das buscas em Portugal surge o nome que colocou o país na história do Festival Eurovisão da Canção: Salvador Sobral, vencedor em Kiev, na Ucrânia.

Além de Salvador Sobral, ou da vista do Papa Francisco a Fátima, no centenário das denominadas aparições, o ano de 2017 fica também marcado pelos incêndios que devoraram milhares de hectares de floresta e ceifaram dezenas de vidas.

Foi também o ano das mortes de figuras como Mário Soares, Belmiro de Azevedo, António Pires de Lima, António Francisco dos Santos, João Ricardo, Pedro Rolo Duarte e Zé Pedro, entre outros nomes.
As dez buscas mas frequentes

  • Salvador Sobral
  • Mobdro (App internet)
  • Taça das Confederações (Futebol)
  • Autárquicas 2017 (Política)
  • Pixwords (Jogo internet)
  • Love on Top (Programa TV – Entretenimento)
  • Fogos (País)
  • Pedrógão Grande (País)
  • Eurovision 2017 (Concurso musical TV - Entretenimento)
  • iPhone 8 (Tecnologia)


Já por tendências e face ao ano anterior, as escolhas divergem. Entre as figuras nacionais, a três principais buscas recaem em Salvador Sobral, Mário Soares e Luísa Sobral.

No campo das figuras internacionais, as três primeiras procuras são Chester Bennington, Chris Cornell e o Papa Francisco.

Nos eventos desportivos, os internautas procuram informação sobre a Taça das Confederações, o Tour de France e McGregor vs Mayweather.

Na área de entretenimento televisivo, as buscas incidiram sobre Love onTop, Desafio Final e Biggest Deal.

Por fim, os internautas procuraram também saber “o que é um Pangolim”, seguindo-se o equinócio de outono e a Chemex.

Houve também quem perguntasse ao Google “o que era o leite creme”.

O que é o "Ano em Pesquisa" da Google?

O Ano em Pesquisa da Google é um "olhar" anual à tabela de tendências no motor de busca.  Ao compilar o ano de 2016, analisou-se a agregação de milhares de milhões de pesquisas ao longo do ano.

Como se definem as tendências?

As pesquisas incidem sobre as tendências que tiveram o maior pico de tráfego durante 2017, em comparação com 2016.

Qual é a metodologia?

A Google utiliza informação de múltiplas fontes, incluindo a ferramenta pública Google Trends, bem como outras ferramentas internas de informação.

São também filtradas as pesquisas spam, de forma a criar as listas que melhor refletem o espírito do ano.
Tópicos
PUB