Nuno Vitorino, de 41 anos, Marta Paço, de 13 anos, e Camilo Abdula, de 38 anos, foram os atletas escolhidos depois de um estágio, realizado no CAR Surf em Peniche, liderado pelo Treinador da Equipa Nacional Bernardo Abreu.
É a segunda participação de Portugal neste mundial de surf adaptado, uma competição que reúne uma elite de surfistas com deficiência e mobilidade reduzida provenientes de pelo menos 25 países.
No ano passado foi a primeira vez que Portugal se viu representado no campeonato mundial de surf adaptado, com o atleta Nuno Vitorino a participar na competição que juntou surfistas de 20 países, também, na Califórnia.
“No ano passado fizemos história com a participação inédita de Portugal no campeonato mundial. Nesta segunda participação levamos três atletas e queremos conquistar cada vez mais espaço nesta modalidade”, sublinha João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.
O Mundial de Surf Adaptado foi criado para dar aos surfistas com desafios físicos a oportunidade de participar uma competição mundial, no estilo paralímpico. Os atletas contam com a ajuda de um técnico exclusivo para conseguirem reunir todas as condições para entrarem em competição.