Paris2024. Prova de surf suspensa devido ao mau tempo

por Mário Aleixo - RTP
A prova de surf está parada Reuters

Os oitavos de final da prova de surf feminino dos Jogos Olímpicos Paris2024, que contam com a presença da portuguesa Yolanda Hopkins, continuam suspensos devido às más condições climatéricas, anunciou a organização.

Hoje também não haverá competição no Taiti. A competição foi suspensa com o código vermelho (que implica uma suspensão no mínimo de 24 horas). Esperávamos que as eliminatórias da terceira ronda feminina terminassem hoje. Mas, uma decisão sobre o código de cores está marcada para quinta-feira, às 4h45 em Lisboa”, lê-se no sítio oficial dos Jogos Olímpicos na Internet.

A portuguesa Yolanda Hopkins, quinta em Tóquio2020, vai enfrentar, no oitavo e último "heat" (bateria) dos oitavos de final, a costa-riquenha Brisa Hennessy.

No quadro masculino já estão apurados os oito atletas que vão disputar os quartos de final, que também ficam a aguardar a necessária "luz verde" da organização para disputarem as suas baterias.

As competições de surf deviam ter terminado esta quinta-feira, em Teahupo’o, na Polinésia Francesa, a mais de 15 mil quilómetros da capital francesa, mas o período de espera pode estender-se até 5 de agosto.

Yolanda Hopkins é a única lusa em prova, depois de Teresa Bonvalot ter sido eliminada na segunda ronda.

Esperávamos que o vento de segunda-feira chegasse mais tarde, mas veio mais cedo e, então, tivemos que parar após a terceira ronda masculina. Ainda temos a terceira ronda feminina, os quartos de final, as meias-finais e a as finais. Estamos a olhar para os dados e temos os melhores meteorologistas do mundo connosco, sabendo que a 'janela' termina no domingo (segunda-feira em Portugal), por isso temos de gerir, em função do tamanho das ondas”, afirmou Fernando Aguirre, presidente da Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla inglesa), citado por Paris2024.


PUB