O Sporting, “sobre brasas” após uma série de derrotas que não conhecia há 12 anos, defende a liderança da I Liga de futebol frente ao Boavista, sob a ameaça dos perseguidores Benfica e FC Porto na 14.ª jornada.
Há duas rondas, o campeão nacional tinha mais seis pontos do que os portuenses e mais oito relativamente ao rival lisboeta – que tem menos um jogo realizado -, mas desbaratou parte considerável ao perder com Santa Clara (1-0) e Moreirense (2-1).
O ciclo negativo coincide com a saída do treinador Ruben Amorim para o Manchester United e a sua substituição por João Pereira e ganha mais peso quando se somam as derrotas com Arsenal (5-1) e Club Brugge (2-1), uma série de quatro desaires seguidos que não acontecia desde a época 2012/13.
“Afundado” com a equipa, o avançado sueco Viktor Gyökeres, figura de proa em Alvalade e melhor marcador destacado do campeonato, com 17 golos, faturou uma única vez nas últimas três partidas na prova e apenas através de uma grande penalidade.
Benfica a reagir
O Benfica vive um momento diametralmente oposto, tendo vencido todos os oito jogos na I Liga com o treinador Bruno Lage substituiu o alemão Roger Schmidt no comando técnico, e o AVS, 15.º posicionado, primeiro acima da “zona vermelha”, não parece ter argumentos para contrariar o voo das “águias”.
Em contraste com os encarnados, que obtiveram um resultado pouco animador na quarta-feira, ao empatarem 0-0 na receção ao Bolonha, para a Liga dos Campeões, o AVS não venceu nenhum dos últimos oito encontros na prova.
FC Porto reencontra-se
Tal como João Pereira, o treinador Vítor Bruno também está muito pressionado no FC Porto, que atravessa a série mais negativa da temporada, com apenas dois triunfos nos derradeiros sete jogos, em todas as competições, tendo sido goleado pelo Benfica (4-1) e eliminado da Taça de Portugal, pelo Moreirense (derrota por 2-1).
Os “dragões” dispõem de boa oportunidade para se reencontrarem com os êxitos na receção ao Estrela da Amadora, uma vez que a equipa tricolor, 13.ª colocada, sofreu cinco derrotas na condição de visitante e alcançou apenas um empate, na distante primeira jornada, com o Sporting de Braga.
Os minhotos, que ocupam o quinto lugar, também jogam na segunda-feira, em casa, com o Famalicão (oitavo), na expectativa de se poderem aproximar do Santa Clara, sensacional quarto classificado, de visita ao lanterna-vermelha Arouca no dia anterior.
A 14.ª jornada da I Liga arranca no sábado, com o jogo entre o Farense (17.º e penúltimo colocado) e o Gil Vicente (12.º) e encerra na segunda-feira, com o confronto entre Rio Ave (nono) e Vitória de Guimarães (sexto).
Programa da 14.ª jornada:
- Sábado, 14 dez:
Farense - Gil Vicente, 15h30
Nacional - Moreirense, 18h00
Sporting - Boavista, 20h30
- Domingo, 15 dez:
Arouca - Santa Clara, 15h30
AVS - Benfica, 18h00
Estoril Praia - Casa Pia, 20h30
- Segunda-feira, 16 dez:
Sporting de Braga - Famalicão, 18h45
FC Porto - Estrela da Amadora, 20h15
Rio Ave - Vitória de Guimarães, 20h45