Sporting quer que responsáveis sejam punidos no caso dos emails

por Lusa
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

O Sporting assumiu hoje que vai acompanhar a evolução do processo dos emails e quer que os responsáveis sejam punidos, depois de o Ministério Público (MP) acusar a Benfica SAD e Luís Filipe Vieira de vários crimes.

"Perante os últimos desenvolvimentos referentes a mais um processo judicial relativo a comportamentos contrários à verdade desportiva, a Sporting Clube de Portugal -- Futebol, SAD não pode deixar de reforçar a importância de se garantir que, pelo menos desta vez, a imagem e a regularidade das competições desportivas portuguesas não sejam as únicas partes afetadas", referem os `leões` em comunicado.

O Sporting, liderado por Frederico Varandas, garante que vai colaborar as autoridades para que "os responsáveis sejam punidos e este tipo de comportamentos erradicados de vez do desporto nacional".

A Benfica SAD foi acusada pelo MP de vários crimes, entre os quais corrupção ativa e fraude fiscal, juntamente com o antigo presidente Luís Filipe Vieira, segundo despacho a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Além da SAD, e de Luís Filipe Vieira, o despacho que iliba o atual presidente `encarnado`, Rui Costa, envolve também o antigo assessor jurídico do clube Paulo Gonçalves e a SAD do Vitória de Setúbal.

Em causa está, segundo a acusação, um alegado esquema, que teve como mentor Luís Filipe Vieira e teria como objetivo a subversão da verdade desportiva pelo controlo de outros clubes para facilitarem o Benfica nos jogos de confronto direto.

A investigação da Polícia Judiciária, realizada entre 2016 e 2019, também se debruçou sobre a atuação da equipa do Vitória em jogos contra o Benfica, tendo concluído que o clube da Luz foi beneficiado pela má atuação em campo, alegadamente propositada, de alguns atletas adversários.

Tópicos
PUB