Sporting procura regressar aos triunfos frente ao Estoril

por Mário Aleixo - RTP
O cenário está pronto para receber o duelo entre "leões" e "canarinhos" Reuters

O campeão Sporting procura regressar aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, esta segunda-feira, após três empates consecutivos, na receção ao tranquilo Estoril Praia, em jogo da 24.ª jornada.

Os "leões" lideram a I Liga, com 53 pontos, os mesmos do Benfica, que viu o encontro com o Gil Vicente ser adiado para 28 de março, em vésperas de receber o FC Barcelona, para a Liga dos Campeões, e mais três do que o FC Porto, que venceu o Arouca (2-0) no sábado.

O Sporting não poderá ainda contar com Maxi Araújo, castigado, numa baixa que se junta aos inúmeros lesionados no plantel de Rui Borges, entre os quais Morita, Hjulmand, Eduardo Quaresma ou St. Juste, com o jovem Alexandre Brito, que tem atuado no meio-campo, a estar em dúvida. Contudo, há a boa notícia da recuperação total de Gyokeres, que deve, assim, voltar à titularidade. 

Fora isso, não há grande espaço para mudanças. Caso Alexandre Brito não vá a jogo, será Esgaio adaptado a médio, aparecendo um nome como Biel no onze? Ou será que um jovem como Kauã Oliveira assume a responsabilidade? 

Do outro lado temos um Estoril Praia que teve dificuldades no arranque da temporada, mas que vive atualmente um dos momentos de forma mais saudáveis e positivos de toda a liga. 

De resto, falamos de uma equipa que entrou na luta pelas provas europeias e uma das poucas de todo o campeonato que ainda não mudou de treinador. Não perdem desde dezembro e levam seis vitórias nos últimos oito jogos. 

Os "canarinhos" respiram boa forma e confiança: "O Sporting tem problemas, mas é o campeão. Há que entrar bem desde o início. Pretendemos jogar bem, pressionar e melhorar em todos os aspetos do encontro. Às vezes vamos conseguir, outras vezes não. Espero que as pessoas possam ver um bom duelo", apontou Ian Cathro, treinador do Estoril, na antevisão da partida. 

Tendo em conta esse bom momento de forma, não se esperam grandes mexidas no onze inicial "canarinho". Deverá haver ajustes para um duelo desta magnitude e o meio campo é a zona de maior probabilidade para isso, quiçá com a entrada de um nome mais experiente, como Xeka, para maior estabilidade no processo defensivo.

O que está para trás

No oitavo lugar, com 34 pontos, o Estoril Praia está na melhor fase da temporada e está há oito encontros sem perder, embora tenha sido derrotado claramente nos jogos com os três "grandes" – Sporting (3-0), FC Porto (4-0) e Benfica (3-0).

Em 29 receções aos "canarinhos" para o campeonato, o Sporting apenas foi derrotado uma vez, em 2013/14, e cedeu dois empates, somando sete vitórias consecutivas no seu estádio.

O encontro entre Sporting e Estoril Praia está marcado para as 20h15 e vai ter arbitragem de Hélder Carvalho.


PUB