Perfil. João Pereira assume transição suave em Alvalade

por Mário Aleixo - RTP
João Pereira com um percurso diversificado Lusa

João Pereira foi confirmado como sucessor do amigo de infância Ruben Amorim, novo treinador do Manchester United, no comando técnico do Sporting, numa transição suave planeada pelo campeão e líder invicto da I Liga portuguesa de futebol.

Promovido no verão ao leme da equipa B leonina, quinta classificada da Série B da Liga 3, em substituição de Filipe Çelikkaya, o ex-defesa direito, de 40 anos, emancipará uma carreira curta e inexperiente nos bancos, iniciada em 2021/22 como adjunto dos sub-23 - que orientaria nas duas temporadas seguintes -, após 18 anos como jogador profissional.

A direção presidida por Frederico Varandas recorreu a uma solução interna, ambientada aos métodos de trabalho e ao modelo de jogo preconizado por Ruben Amorim, que tinha sido anunciado em 28 de outubro pelo Manchester United, 13.º colocado da Liga inglesa, mas continuou em Alvalade até à paragem dos campeonatos para as seleções nacionais.

Com três passagens pelo Sporting como atleta (2010-2012, 2015-2016 e 2021) - a última das quais orientado pelo novo treinador dos ‘red devils’, quando os ‘leões’ voltaram a conquistar a I Liga 19 anos depois -, João Pereira ostenta uma longa relação de amizade com Varandas e já vinha a ser moldado na ‘sombra’ pela estrutura, oferecendo uma alternativa rápida perante o crescente interesse da Premier League no seu antecessor.

Está a fazer os seus passos, é um excelente treinador e tem todas as condições para vir a orientar o Sporting”, admitiu Amorim, em maio, já depois de o presidente ter vaticinado um grande futuro como técnico ao antigo defesa, o sétimo por si escolhido para liderar a equipa principal - Tiago Fernandes e Leonel Pontes asseguraram transições interinas.

Se Frederico Varandas enfrentará um teste exigente ao crescimento do projeto ‘leonino’, que também vai deixar de contar no final da época com o diretor desportivo Hugo Viana, rumo ao Manchester City, tetracampeão inglês e rival citadino do Manchester United, 

O ex-treinador do Sporting B precisa de uma afirmação rápida para corresponder às expectativas e competitividade erguidas por Ruben Amorim em quatro anos e meio.

Nascido em 25 de fevereiro de 1984, João Pedro da Silva Pereira cresceu no Casal Ventoso e fez-se aluno exemplar na Casa Pia, encontrando no futebol um escape aos problemas socioeconómicos e criminais frequentes naquele antigo bairro lisboeta, tendo despertado o interesse do Benfica a partir dos escalões de base do Domingos Sávio.

Percurso diversificado

Entre 2003 e 2021, João Pereira foi jogador profissional, jogando principalmente a lateral direito, como defesa. Ficou conhecido pela sua extrema agressividade em campo. Tendo feito a sua formação no Benfica, estreou-se pelos encarnados em 2003.

José António Camacho chamou-o, tendo vindo a marcar dois golos contra o Paços de Ferreira. Na temporada de 2004-2005 marcou um golo ao Beira Mar que veio a ajudar o Benfica a passar para a eliminatória seguinte da Taça de Portugal. O Estádio do Bessa fica marcado para João Pereira, uma vez que lá se estreou tanto no Campeonato Nacional como na Taça UEFA.

Na época de 2006/07 actuou no Gil Vicente.

No mercado de Inverno de 2009-2010 foi contratado pelo Sporting CP. No verão de 2012 assinou pelo Valência FC por 3 épocas, por €3.684.210.

No fim do mercado de Inverno de 2015, assina contrato com o clube alemão Hannover 96.

A 13 de julho de 2015, regressou ao clube que o catapultou para o futebol internacional, o Sporting. Sai em 2017 para o Trabzonspor Kulübü, regressando em 2021 ao Sporting, onde se sagra campeão nacional.

É desde esta segunda-feira treinador da equipa principal do Sporting.

Enquanto futebolista João Pereira foi convocado pela primeira vez para a seleção por Paulo Bento, a 3 de outubro de 2010, para o duplo embate frente à Dinarmarca e Islândia, jogando ambos os jogos a titular. Foi internacional durante 10 anos em 40 ocasiões.

c/Lusa
PUB