Morreu Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting

por RTP
A hora do adeus a Manuel Fernandes Tiago Petinga - Lusa

A antiga estrela de futebol do Sporting e da seleção portuguesa morreu esta quinta-feira devido a doença prolongada.

O antigo jogador, recordista no Sporting, tinha sido operado a 22 de maio a um tumor. No hospital, ainda recebeu a visita de Viktor Gyokeres e Frederico Varandas com a taça de campeão nacional conquistada pelo Sporting esta temporada.

Nascido em 1951, Manuel Fernandes teve 30 internacionalizações e sete golos marcados por Portugal mas foi pelo Sporting que o antigo avançado se tornou num dos melhores jogadores de sempre do futebol português.

Pelos Leões, Manuel Fernandes representou o clube entre 1975 e 1987. Em 433 jogos marcou 257 golos. Nas redes sociais, o Sporting publicou um video em que homenageia o antigo número 9.

Enquanto jogador, Manuel Fernandes ainda jogou pelo 1.º de Maio Sarilhense (de onde era origninário) CUF, Vitória de Setúbal, o Fabril e teve experiências nos Estados Unidos, nos New England Tea Man e Rochester Lancers. É recordista de jogos na Liga Portuguesa.

Manuel Fernandes também teve uma carreira enquanto treinador, tendo passado pelos comandos técnicos de Sporrting CP, Campomaiorense, Santa Clara, Penafiel, Vitória de Setúbal e União de Leiria.

Um dos momentos mais icónicos na carreira de Manuel Fernandes aconteceu num jogo entre Sporting e Benfica, em que os Leões venceram por 7-1. Nessa partida, o antigo avançado marcou quatro dos sete golos da equipa de Alvalade.

Venceu dois campeonatos portugueses, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Numa carreira repleta de sucessos, Manuel Fernandes participou em mais de 600 jogos e marcou mais de trezentos golos.
PUB