Liga Europa. Sporting firme com Young Boys

por Mário Aleixo - RTP
Os "leões" querem voltar a festejar uma vitória Anthony Anex - EPA

O Sporting defronta o Young Boys, em jogo da segunda mão do play-off de acesso aos "oitavos" da Liga Europa, esta na quinta-feira, a partir das 20h00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com o apuramento quase resolvido.

O Sporting tem 100% de possibilidades de se qualificar para os ‘oitavos’ da Liga Europa em futebol à luz da sua história, segundo a qual nunca desperdiçou uma vantagem de dois ou mais golos conquistada fora.

Nas sete vezes que iniciou eliminatórias europeias com triunfos como visitante por mais de um golo, o conjunto leonino seguiu sempre em frente, sendo que é isso que tentará repetir na quinta-feira, na receção ao Young Boys, após o 3-1 de Berna.

O Sporting chega a esta segunda mão do play-off da Liga Europa com plena convicção de que o trabalho ainda não está feito, embora o 1-3 conquistado há uma semana na casa do Young Boys alimente o favoritismo dos "leões", que são neste momento uma das equipas mais próximas de conquistar um bilhete para os oitavos de final da competição. 

Marcar na primeira parte e até mesmo fazê-lo mais do que uma vez nem sempre foi o "modus operandi" da equipa de Rúben Amorim, mas foi essa a história do jogo em Berna. 

Na antevisão da partida, Rúben Amorim mostrou que espera um Young Boys pressionante, confirmou a ausência de Paulinho e falou ainda da rotação da equipa e de Fresneda. Antevisão: "Em relação ao jogo, espero que seja difícil, não apostamos nas transições ou ataque organizado. Aproveitamos o que o adversário nos dá. Se eles pressionaram o City, vão pressionar o Sporting. Vão entrar para marcar golos e é importante que entremos para marcar também. Marcando um, ajuda muito no desenrolar do jogo. Acho que vão mudar algumas peças. O Elia poderá jogar de início, o Joel Monteiro se calhar também. Isso muda a forma de atacar deles. Teremos que fazer alguma rotação. É um jogador perigoso. Está em aberto, mas estamos confiantes, pelo que jogámos na Suíça e por jogarmos em casa. Teremos que correr muito, mas demos um passo importante".

Viktor Gyökeres é a principal estrela da companhia verde e branca, de momento, e deverá manter a titularidade numa altura em que Paulinho é baixa confirmada. 

Mas esperam-se mexidas noutros setores, com Edwards, Bragança, Esgaio e Matheus Reis a espreitar um regresso à titularidade. Com Diomande de volta e St. Juste entre os convocados, também Eduardo Quaresma será, provavelmente, um dos atletas a pedir descanso esta quinta-feira. 

O Young Boys, líder da Liga Suíça e campeão em cinco dos últimos seis anos, a lista de ausências é mais extensa. Ali Camara está suspenso por ter sido expulso no jogo da primeira mão e Filip Ugrinic juntou-se a Kastriot Imeri e ao ex-Benfica Loris Benito no boletim clínico após se ter lesionado a marcar o golo dos suíços nessa partida.



PUB