O Benfica recebe hoje o Sporting, num dérbi lisboeta que é o jogo grande da 16.ª jornada, ou não fosse considerado há décadas como o clássico dos clássicos do futebol português.
Após o apuramento na Taça de Portugal no reduto do Varzim (2-0), os encarnados apresentam-se na máxima força ante o rival, com o campeão do mundo pela Argentina Enzo Fernández reintegrado e galvanizado pelo golo apontado na Póvoa.
Ainda sem os reforços Schjelderup e Tengstedt, Roger Schmidt quererá vencer os ‘leões’ e aprofundar a crise fora de Alvalade dos forasteiros, que em 2021/22 venceram na Luz por 3-1.
Para a equipa treinada por Rúben Amorim, só a vitória permite manter ténues expectativas de chegar ao título, com a liderança já a 12 pontos, ainda que os verdes e brancos devam, em especial após o desaire na Madeira com o Marítimo (1-0), concentrar a atenção nos outros lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.
O FC Porto também acalenta a esperança de reduzir o atraso para a liderança, depois de um empate sem golos na visita à ‘surpresa’ Casa Pia, na ronda anterior, num jogo ante o 13.º posicionado Famalicão, que soma duas vitórias consecutivas, a última num dérbi do Minho com o Vizela (2-1).
O primeiro jogo do dia opõe o Desportivo de Chaves, 12.º e sem vencer há dois encontros consecutivos, ao Arouca, sétimo com 22 e uma das equipas em forma do campeonato, com três vitórias nos últimos cinco encontros, podendo subir provisoriamente ao sexto lugar.
A 16.ª jornada encerra na segunda-feira com a visita do Casa Pia, quinto, ao Estoril Praia, 14.º, com os forasteiros ‘de olho’ no dérbi, já que estão a um ponto do Sporting, e com outro dérbi minhoto, entre Vitória de Guimarães (sexto) e Gil Vicente (16.º).
Programa da 16.ª jornada:
Sexta-feira
Portimonense - Santa Clara, 0-0.
Sábado
Vizela – Marítimo, 3-0.
Rio Ave - Paços de Ferreira, 0-1.
Sporting de Braga – Boavista, 1-0.
Domingo
Desportivo de Chaves - Arouca, 15:30.
Benfica - Sporting, 18:00.
FC Porto - Famalicão, 20:30.
Segunda-feira
Estoril Praia - Casa Pia, 19:00.
Gil Vicente - Vitória de Guimarães, 21:15.
(Com Lusa)