Os "leões" visitam o Gil Vicente numa fase difícil da temporada, em que não vencem há cinco jogos nas diferentes competições (quatro empates e uma derrota) e continuam com várias ausências devido a problemas físicos.
Já o Gil Vicente, também não está num bom momento, uma vez que vem de cinco derrotas seguidas e viu sair o treinador Bruno Pinheiro, com José Pedro Pinto a assumir o comando interino.
Se os minhotos seguem numa série de cinco derrotas que têm ditado um perigoso aproximar dos lugares de sobressalto no campeonato, os quatro empates consecutivos para o campeonato deixaram a liderança verde e branca presa por arames face ao Benfica.
"Galos" querem arrepiar caminho
Quanto ao duelo em si, o Gil Vicente parte para o segundo jogo com José Pedro Pinto - treinador interino - ao leme, depois da queda de Bruno Pinheiro do cargo.
O primeiro duelo com o antigo timoneiro dos juniores gilistas não significou o regresso aos bons resultados, mas nem isso afasta a ambição para esta eliminatória.
"É um jogo de Taça e por isso terá de haver um vencedor, teremos de marcar para bater este adversário. O Sporting está no topo dos topos, é o campeão e o líder do campeonato, mas a Taça é o momento em que equipas de dimensão inferior podem afirmar-se e mostrar o seu caráter", disse o técnico dos barcelenses em antevisão.
Sem poder contar com os mesmos indisponíveis em relação ao desaire contra o Casa Pia,
Sandro Cruz, Aguirre e mesmo Tidjany Touré estão na calha para surgir entre as primeiras opções.
Do lado leonino, Rui Borges reconheceu os "galos" como uma equipa "muito difícil porque gosta de jogar", sublinhando também o pouco receio do conjunto minhoto na hora "de se expor ao erro".
Apesar das muitas baixas que continuam a fazer parte do dia a dia dos campeões nacionais, o técnico dos "leões" garantiu que o plantel estará focado: "Temos de ter muito rigor para uma visita a um terreno complicado. O Gil vai dar tudo para estar na meia-final da Taça de Portugal, que é uma competição a eliminar e todos os clubes com menos nome se transcendem nestes jogos".
Com Geny Catamo à espreita de um eventual regresso à competição, os "leões" não se deverão apresentar muito diferentes em relação ao empate contra o AFS, embora a lesão de Eduardo Quaresma e a expulsão de Diomande encurtem ainda mais as opções ao dispor de Rui Borges. Sem Hjulmand, mas com Gyökeres, pede-se fibra num terreno que já causou dissabores esta temporada.
Os números para a história
O Gil Vicente e o Sporting já se defrontaram uma vez esta época, em Barcelos, palco que vai receber o jogo de hoje, com a partida da 15.ª jornada da I Liga a terminar empatada 0-0, no embate de despedida de João Pereira do comando dos "leões".
No histórico da Taça de Portugal, as duas equipas só se encontraram por uma vez, na época 1998/99, em jogo da quarta eliminatória, com o Gil Vicente a bater o Sporting por 3-2 e a seguir em frente na prova.
O Gil Vicente, semifinalista em 1976/77 e 2015/16, recebe hoje o Sporting, terceiro mais titulado, com 17 troféus, às 20:45, no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, sob arbitragem de Cláudio Pereira, da associação de Aveiro.
O vencedor do duelo de hoje já sabe que vai defrontar o Rio Ave nas meias-finais, disputadas a duas mãos, enquanto na outra meia-final o Tirsense, do quarto escalão, vai jogar com o Benfica, "carrasco" do Sporting de Braga.