"Champions". Benfica e Sporting olham para possíveis adversários

por Mário Aleixo - RTP
Depois dos festejos é a hora de conhecer os próximos adversários Alessandro Di Marco - EPA

O Benfica vai encontrar uma formação francesa no play-off da Liga dos Campeões de futebol, seja ela Brest ou Mónaco, enquanto o Sporting medirá forças contra Atalanta ou Borussia Dortmund.

Os encarnados aguardam pelo sorteio de sexta-feira para descobrir qual dos adversários defrontará, depois de já ter vencido os monegascos, por 3-2 no Principado, durante a fase de liga.

As "águias" acabaram a edição inaugural deste formato da "Champions" no 16.º posto, último para cabeças de série, com 13 pontos, depois de quarta-feira vencerem em casa da Juventus (2-0).

Se não forem os monegascos, será o Brest, que também acabou com 13 pontos, no 18.º lugar, apresentando as três equipas o mesmo registo na fase anterior. A equipa francesa que não vier a Lisboa bater-se-á com outra formação gaulesa, o Paris Saint-Germain (15.º).

Sem pré-designação no sorteio do play-off de acesso aos oitavos de final ficou o Sporting, fruto do 23.º lugar, com 11 pontos, garantido com o empate caseiro ante o Bolonha (1-1).

Os "leões" terão missão teoricamente mais complicada, cruzando com a Atalanta, nona com 15 pontos, ou o Borussia Dortmund, 10.º e também com 15. A equipa que não defrontar os verdes e brancos jogará com o Club Brugge, 24.º e último apurado da fase de liga.

O que está para vir


Quanto ao AC Milan, treinado pelo português Sérgio Conceição, terá pela frente Feyenoord ou Juventus.

O play-off está agendado para 11 e 12 de fevereiro, caso da primeira mão, e 18 e 19 do mesmo mês, para a segunda mão.

Nos "oitavos", de resto, já se sabe que, caso passe, o Benfica defrontará Liverpool ou FC Barcelona, faltando definir qual das duas formações apuradas diretamente, num sorteio posterior, enquanto o Sporting, se seguir em frente, medirá forças com Lille ou Aston Villa, outras duas equipas que integraram o lote de oito melhores na primeira fase.

O sorteio de sexta-feira pode, ainda, ditar um caminho para que os dois rivais lisboetas se defrontem nos quartos de final, nomeadamente se ficarem sorteados nos jogos 1 e 2 desta fase, o que, se acontecer, os coloca em possível "rota de colisão" duas eliminatórias à frente.
PUB