Calcanhar de Xandão num Leão de "Garra"
Um golo de calcanhar de Xandão permitiu esta quinta-feira ao Sporting, último resistente português na prova, ganhar vantagem nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, frente a um excessivamente confiante Manchester City.
Numa primeira parte em que o líder do campeonato inglês foi quem mais teve a bola, o primeiro sinal de perigo pertenceu o Sporting, num remate de João Pereira que Joe Hart deteve com segurança (10 minutos).
A resposta veio da cabeça de Touré (12), na sequência de um canto, mas Rui Patrício esteve à altura do momento, evitando o golo naquele que seria o sinal mais ambicioso dos "citizens" no primeiro tempo.
O intervalo chegou sem novas oportunidades de golo, mas sempre com o Sporting mais perto da baliza dos ingleses, algo displicentes e aparentemente pouco preocupados com o resultado da primeira mão. Por isso, os "leões" apenas tremeram um pouco na segunda parte após a saída de Matias Fernandez, quase coincidente com a entrada de Balotelli, o único capaz de mexer com jogo inglês.
Xandão, de calcanhar, fez o único golo da partida aos 51 minutos, na recarga a um livre de Matias, numa altura em que o City ainda não tinha criado qualquer lance de perigo de bola corrida.
Logo de seguida, Aguero foi o primeiro a conseguir furar a teia defensiva do Sporting, mas Rui Patrício, mais uma vez decisivo, parou a iniciativa do argentino, ainda antes da entrada de Balotelli, que, pouco depois, ofereceu o golo a Silva, que atirou ao lado, após um passe de letra do italiano.
Balotelli teria mesmo a grande oportunidade dos ingleses, ao atirar à barra, aos 87 minutos, três antes de Xandão, "réu" na derrota em Setúbal, voltar a ser herói ao impedir o golo de Aguero.
O Sporting mantém assim o bom registo com clubes ingleses em casa, onde apenas perdeu uma vez, frente ao Manchester United, então com umgolo do ex-"leão" Cristiano Ronaldo.
Destaque ainda para mais um amarelo por protestos visto por João
Pereira, que o afasta do jogo da segunda mão, a 15 de março, em Manchester, onde o Sporting procura a sua primeira presença nos quartos de final depois de 2004/05, ano em que atingiu a final da Taça UEFA.