Em direto
Ataques de Israel matam líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no Líbano. A evolução da guerra no Médio Oriente ao minuto

Rui Jorge quer sub-21 a manter o nível de jogo com o Japão

por Mário Aleixo - RTP
Rui Jorge quer ver a seleção sub-21 a manter um nível alto no futebol a apresentar D.R.

O selecionador português de futebol de sub-21, Rui Jorge, espera que a equipa mantenha o nível exibido frente à República Checa (5-1), agora esta terça-feira frente ao Japão, em Portimão, na preparação para o Europeu de 2023.

Gostaria que tivéssemos um desempenho semelhante em termos de qualidade. (...) Vai ser um excelente teste e gostaria que mantivéssemos o nível do jogo anterior”, disse Rui Jorge, em conferência de imprensa realizada em Lagos, deixando muitos elogios ao adversário do segundo jogo particular deste estágio no Algarve.

De acordo com o selecionador, Portugal vai defrontar, “eventualmente, a melhor equipa contra a qual esta geração jogou até agora”.

Uma equipa bastante agressiva, com bons momentos de pressão, jogadores com bastante qualidade técnica. Acho que vai ser um desafio muito interessante”, antecipou.

O selecionador frisou que a gestão da posse de bola será um dos principais aspetos a ter em conta na receção aos sub-21 japoneses, em comparação com alguns momentos do particular de sexta-feira contra a República Checa.

A entrada não foi má – marcámos um golo aos dois minutos –, mas tivemos um período, na primeira parte, em que, pela agressividade defensiva do adversário, não conseguimos ter a segurança de que eu gosto em termos de jogo. Vai ser precisamente uma das coisas à prova amanhã (terça-feira), porque esta equipa é ainda mais agressiva nos seus momentos de pressão alta. O campo tem dimensões mais reduzidas, ou seja, há menos espaço para fugir do adversário”, explicou Rui Jorge.

Alterações na equipa a apresentar

O "onze" frente aos nipónicos será diferente do utilizado frente aos checos e alguns jogadores “só vão jogar 45 minutos, independentemente de como as coisas estiverem a decorrer”, revelou o selecionador de sub-21.

O central André Amaro, do Vitória de Guimarães, não fará parte das opções para a partida, devido a uma lombalgia.

“Não está disponível, mas vai continuar connosco até final de estágio, com autorização do seu clube. Não será nada de grave, mas é impeditivo para o jogo”, afirmou Rui Jorge.

A seleção portuguesa de sub-21 defronta o Japão no segundo particular deste estágio, na terça-feira, no Estádio Municipal de Portimão, às 19h15.

Na fase final do Europeu de sub-21, que se disputa na Geórgia e na Roménia em 2023, Portugal integra o Grupo A, defrontando Geórgia (21 de junho), Países Baixos (24) e Bélgica (27).

PUB