Râguebi. Portugal precisa de vencer a Roménia

por Lusa
Patrice Lagisquet adverte para o perigo que constitui a seleção da Roménia D.R.-Facebook

O empate obtido por Portugal na Geórgia, na primeira jornada do Europe Championship 2022, será inútil na qualificação para o Mundial de râguebi se os "lobos" não vencerem na Roménia no sábado, advertiu o selecionador.

A seleção portuguesa travou uma série de 20 vitórias consecutivas dos "lelos" na competição, ao empatar 25-25 em Tbilissi, mas Patrice Lagisquet admitiu à agência Lusa que o excesso de confiança pode complicar os objetivos da equipa, que passam por uma vitória em Bucareste.

Desde segunda-feira, tenho-o repetido aos jogadores até à exaustão. O jogo com a Geórgia acabou! Se perdermos na Roménia, os dois pontos conquistados aqui não servem para nada”, disse o francês, ao telefone, desde Tbilissi, onde a seleção montou o seu quartel-general entre as duas partidas.

Segundo o técnico, uma derrota portuguesa em Bucareste, no sábado, “não significa o adeus” ao Mundial, porque “a Roménia ainda vai a Espanha e recebe a Geórgia”, além de que “os resultados na primeira volta mostraram que não é fácil para nenhuma equipa competir neste torneio das Seis Nações B”.

No entanto, os jogadores sabem “desde o início que o jogo na Roménia é a 'chave' do apuramento para o Mundial” de França2023 e que, se o ganharem, têm “uma boa hipótese de conseguir a qualificação direta, mais ainda após o resultado na Geórgia”, que deu uma injeção de confiança ao grupo.

Mas o problema é que esta continua a ser uma equipa muito jovem e, por vezes, demasiada confiança não é o melhor para preparar um jogo decisivo. Muitas pessoas têm estado a mandar mensagens, a dizer-lhes que foi um resultado fantástico e tudo isso, mas eles têm de lembrar-se que não chega”, insistiu Lagisquet.

Além disso, na memória de todo o grupo de trabalho, ainda está a derrota consentida frente aos romenos, na primeira volta, por um ponto de diferença e após consentir um ensaio transformado na bola de jogo.

No sábado, no entanto, é um novo jogo e Patrice Lagisquet deu a "receita" para alcançar a vitória e pelo menos quatro pontos no terreno do adversário direto na ‘corrida’ ao Campeonato do Mundo.

Temos de ser fortes nos 'scrums' e nos alinhamentos, o que fizemos relativamente bem no último jogo. Mas também temos de ser muito fortes nos ‘mauls’, pois eles marcam muitos ensaios a partir dessa plataforma, e ter muita atenção aos dois centros de origem neozelandesa, que vieram aumentar muito a capacidade ofensiva deles”, analisou o "Express de Bayonne".

Portugal visita a Roménia no sábado, em partida com início marcado para as 15h30 (hora de Lisboa) e a contar, simultaneamente, para a segunda jornada do Europe Championship 2022 e para a sétima ronda do apuramento para o Mundial de França2023.

A Geórgia lidera a corrida para o Mundial com 25 pontos, seguida de Roménia (18), Espanha (17), Portugal (16), Rússia (9) e Países Baixos (0).

Qualificam-se diretamente para o Mundial os dois primeiros classificados, enquanto o terceiro terá de disputar um torneio de repescagem mundial, em novembro.


pub