Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Râguebi Mundial. Portugal procura primeira vitória

por Mário Aleixo - RTP
Os "lobos" avançam para o Mundial com ambição Facebook da FP Rugby

A seleção portuguesa de râguebi participa no Mundial França2023 com o objetivo de somar a primeira vitória na competição, 16 anos após a única participação na maior prova da modalidade a nível internacional.

Tal como em 2007, os "lobos" foram a última equipa a qualificar-se e vão disputar o Grupo C, frente a Austrália, País de Gales, Fiji e Geórgia, mas chegam a França com ambições mais altas do que na sua primeira e única participação.

No grupo que se prevê o mais equilibrado do Mundial, onde os quatro adversários da seleção lusa ocupam lugares no ranking mundial entre o sétimo e o 11.º, Portugal (16.º) corre por fora, mas sonha com uma surpresa que possa baralhar as contas dos favoritos.

Objetivamente, os "lobos" colocam a mira na Geórgia (11.º), velho conhecido do Europe Championship, adversário com o qual empataram (25-25) na qualificação, em Tbilisi, em fevereiro do ano passado, e defrontam na segunda jornada, em 23 de setembro, em Toulouse.

No entanto, a seleção portuguesa não vence os "lelos" desde fevereiro de 2005, ainda antes da sua primeira presença num Mundial, dois anos depois, e já em fevereiro deste ano perdeu por 38-11 na final do Europeu disputada em Badajoz.

Fiji (sétimo lugar) é outro adversário contra o qual os "lobos" sonham causar uma surpresa, na última jornada do Grupo C, em 8 de outubro, mas os ilhéus têm demonstrado uma clara subida de rendimento, traduzida, de resto, na sua atual posição no ranking.

A Austrália (nono lugar) e o País de Gales (10.º) têm um ranking teoricamente mais acessível do que os ilhéus, mas integram o lote de candidatos a chegar às fases mais adiantadas da competição.

Os galeses são o primeiro adversário dos "lobos", em 16 de setembro, em Nice, e os "wallabies", cuja equipa secundária derrotou a seleção portuguesa (30-17) em agosto, são o terceiro adversário, em 1 de outubro, em Saint-Étienne.

Ambos cruzam o caminho dos "lobos" numa fase em que o cansaço físico e psicológico, bem como a possibilidade de as contas do grupo já estarem fechadas, ainda não interfere com o que possa acontecer no relvado.

Caminho a percorrer

Apesar de 16 dos jogadores convocados ainda conciliarem os estudos ou as suas profissões com a prática de râguebi, a seleção portuguesa chega a França com a ambição de complicar a vida às equipas mais poderosas do grupo e marcar vários ensaios através do jogo reconhecidamente veloz e criativo das suas linhas atrasadas.

A seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez no seu historial, após a histórica presença na competição, em 2007, também em França.

Portugal vai disputar o Grupo C, no qual enfrenta o País de Gales (16 de setembro), a Geórgia (23 de setembro), a Austrália (1 de outubro) e as Ilhas Fiji (8 de outubro).

O Mundial de França2023 decorre entre 8 de setembro e 28 de outubro.


PUB