Portugal conhece adversários no Europeu de sub-17

por Mário Aleixo - RTP
Portugal já conhece os adversários na fase final do Euro sub-17 D.R.-uefa.com

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 vai defrontar Dinamarca, Escócia e Suécia na fase de grupos do Europeu da categoria, que decorrerá de 16 de maio a 1 de junho em Israel, determinou o sorteio.

Portugal entrou no sorteio no pote 2, enquanto a Dinamarca foi a cabeça de série, depois de as duas seleções terem vencido os respetivos grupos de qualificação, Escócia e Suécia foram segundas.

A equipa das quinas começará por defrontar a Escócia (17 de maio), seguindo-se a Suécia (20) e a Dinamarca (23).

No Europeu de sub-17, as 16 seleções estão divididas em quatro grupos, com Portugal a integrar o grupo D, numa fase em que os dois primeiros de cada um se qualificam para os quartos de final, a disputar em 25 e 26 de maio.

No sorteio ficou ainda definida a entrada de mais dois países, tendo em conta que a ronda de elite do grupo seis, com Itália, Polónia, Ucrânia e Kosovo ainda se disputará, entre 20 e 26 de abril.

O vencedor desse grupo de qualificação ocupará lugar no grupo A do Europeu, com Israel, Alemanha e Luxemburgo.

No grupo B fica em aberto a entrada de um sétimo melhor segundo classificado, que se juntará a França, Países Baixos e Bulgária, nas que é apenas possível de definir depois de se disputar o torneio do grupo 6.

A fase de grupos decorrerá entre 16 e 23 de maio, os quartos de final em 25 e 26 de maio, as meias-finais em 29, e a final em 1 de junho.

Portugal parte para este Europeu à procura de um sétimo título na categoria, depois de ter sido campeão nas edições de 2016, 2003, 2000, 1996, 1995 e 1989.

- Composição dos grupos do Europeu de sub-17:

Grupo A: Israel, Alemanha, Vencedor grupo 6, Luxemburgo.

Grupo B: França, Países Baixos, Bulgária, 7.º melhor segundo classificado.

Grupo C: Sérvia, Espanha, Turquia, Bélgica.

Grupo D: Dinamarca, Portugal, Escócia, Suécia.

José Lima reconhece equilíbrio

O selecionador português de futebol de sub-17, José Lima, considerou que o sorteio deixou Portugal num grupo “extremamente equilibrado”.

Será um grupo onde o equilíbrio será notado. Nós já jogámos com a Dinamarca em sub-16, ou seja, na época passada, e foram dois jogos extremamente equilibrados. É uma equipa muito bem organizada e muito difícil”, começou por dizer José Lima, em declarações à assessoria da Federação Portuguesa de Futebol.

"Nesta fase, qualquer seleção é difícil. Vamos encarar os jogos com a maior seriedade e com o pensamento jogo a jogo. No primeiro jogo com a Escócia, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ganhar e depois pensarmos na Dinamarca e na Suécia”, disse ainda.
 

PUB