Portugal confirmado no pote 1 da qualificação para Mundial2026
A seleção portuguesa de futebol foi hoje confirmada no pote 1 da qualificação para o Mundial2026, ainda que só conheça os adversários em março de 2025, ficando dependente da prestação na Liga das Nações.
Assim, os lusos vão evitar Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça e Áustria na qualificação.
Com um primeiro sorteio em 13 de dezembro, serão conhecidos os grupos de apuramento, com Portugal à espera de saber em qual, de dois, será colocado, mediante vencer, ou não, a eliminatória dos quartos de final da Liga das Nações, contra a Dinamarca, sabendo em março de 2025 os seus adversários.
As seleções que chegarem às 'meias' jogarão um grupo de apuramento para o Mundial2026 apenas com quatro equipas e iniciarão a sua campanha em setembro de 2025.
O Mundial2026 vai ser disputado de 11 de junho a 19 de julho de 2026, na primeira edição com 48 seleções, 16 delas da Europa.
Potes da qualificação europeia para o Mundial2026:
Pote 1: Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, Itália, Alemanha, Croácia, Suíça, Dinamarca e Áustria.
Pote 2: Ucrânia, Suécia, Turquia, País de Gales, Hungria, Sérvia, Polónia, Roménia, Grécia, Eslováquia, República Checa e Noruega.
Pote 3: Escócia, Eslovénia, Irlanda, Albânia, Macedónia do Norte, Geórgia, Finlândia, Islândia, Irlanda do Norte, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Israel.
Pote 4: Bulgária, Luxemburgo, Bielorrússia, Kosovo, Arménia, Cazaquistão, Azerbaijão, Estónia, Chipre, Ilhas Faroé, Letónia e Lituânia.
Pote 5: Moldova, Malta, Andorra, Gibraltar, Liechtenstein e São Marino.