Portugal: chegou a hora de jogar

por RTP
A selecção de Portugal promete entrar unida neste primeiro jogo Reuters

Portugal defronta a Costa do Marfim, a partir das 15h00, em jogo da 1.ª jornada do grupo G, do Campeonato do Mundo 2010 na África do Sul, no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth

Joga-se o 1.º dos 3 encontros desta fase de grupos. Portugal defronta a Costa do Marfim, num cenário com capacidade para 48 mil espectadores. A cidade de Port Elizabeth acordou com chuva intensa. Neste pontapé de saída pode dizer-se que a equipa das quinas avança para a competição sem Nani e com Pepe longe dos 100 por cento.

Um dos aspectos que estão a preocupar os responsáveis da Selecção é o estado do relvado. Em diversas zonas do campo, o tapete verde desprende-se com facilidade, o que pode colocar em risco a integridade física dos jogadores. O Seleccionador Nacional alertou o coordenador-geral da FIFA, Stefano Pucci, para este facto.

Para já, Portugal tem o mais completo plano de preparação, com horários, ementas, aclimatações e viagens. Tem o mais alargado painel de treinadores, olheiros, cozinheiros, roupeiros e assistentes de imagem, som e comunicação e também um naipe condigno de jogadores. De organização e de logística Portugal já é campeão. Falta saber se terá um banco de responsáveis sereno, arrojado, inteligente, sagaz, astuto e audaz capaz de liderar alguns dos melhores jogadores europeus da actualidade e constituir uma equipa. Seria perfeito !

Uma coisa é certa. Há que entrar forte diante da Costa do Marfim, para fazer um bom jogo e criar "élain" para um bom Mundial.

A Selecção da Costa do Marfim, os "elefantes", como são conhecidos, constituem uma equipa forte. Sabe-se que aquilo que Carlos Queiroz mais teme é o poder físico e o poder de aceleração dos homens do meio-campo. E isso diz tudo !

Com apenas uma presença em fases finais de Mundiais (Alemanha 2006), onde não passou da fase de grupos, a Costa do Marfim surge na África do Sul, aparentemente, refeita da desilusão no CAN 2010 (eliminada nos quartos-de-final) e com motivação para fazer história entre as demais selecções africanas. Atingir as meias-finais é o sonho que comanda a vida destes "elefantes", que contam agora com a experiência do treinador Sven-Goran Eriksson.

Jogadores como Meitê, Eboué, Kolo e Yaya Touré, Zokora, Romaric e, claro, Drogba fazem as delícias de qualquer treinador. Aos 32 anos Didier Drogba é a grande referência da equipa, não só em termos atacantes mas também no próprio balneário. Não esquecer que é o melhor marcador da Premier League com 29 golos.

Os repórteres da Antena 1, na África do Sul, Nuno Matos e Alexandre Afonso e o comentador de futebol Joaquim Rita avançam aqui os dados disponíveis e a antevisão possível do encontro.

Em Port Elizabet estão radicadas cerca de 300 famílias portuguesas como já constatou o repórter Teófilo Fernando.

Há mais de ano e meio que, em jogos oficiais ou particulares, Portugal não perde: 16 jogos de rajada. Se a Selecção não perder os três jogos do grupo G (Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil), igualará os 19 jogos sem perder das das épocas 2004/05 e 2005/06. Depois para ultrapassar essa marca, era preciso chegar aos oitavos-de-final do Mundial e não perder. O recorde é do tempo de Scolari (19 jogos sem derrotas, 15 vitórias e 4 empates). Só para recordar a última derrota aconteceu a 19 de Novembro de 2008, quando Portugal perdeu com o Brasil por 6-2.

PUB