Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Mundiais de ciclismo de pista arrancam com cinco portugueses

por Lusa
Maria Martins é a primeira portuguesa a entrar em ação Lusa

Os Mundiais de ciclismo de pista começam esta quarta-feira em Ballerup, na Dinamarca, e até domingo vão coroar os melhores "pistards" na "ressaca" dos Jogos Olímpicos Paris2024, com Portugal a arrancar com a olímpica Maria Martins no scratch.

Com cinco ciclistas em ação, incluindo o campeão olímpico Rui Oliveira, Portugal estará de olho em pódios na Ballerup Super Arena, que volta a receber os Mundiais, numa edição pós-Jogos que aumenta a imprevisibilidade.

Na despedida do ciclista dinamarquês Michael Morkov, que soma quatro títulos mundiais e um olímpico, a seleção lusa terá em ação Rui Oliveira, Ivo Oliveira, o estreante Diogo Narciso, Maria Martins e Daniela Campos.

De fora, após uma virose que o afastou do Europeu de estrada, ficou Iúri Leitão, que venceu o ouro em Paris2024 no madison, com Rui Oliveira, e a prata no omnium, concurso olímpico em que se sagrou campeão do mundo em 2023, não podendo aqui defender esse título.

Hoje, pelas 18h00 de Lisboa, Maria Martins estreia a participação portuguesa na corrida de scratch, uma prova que lhe tem dado muitos motivos para sorrir e que, em 2020, em Berlim, lhe deu a primeira de duas medalhas de bronze em Mundiais.

A ciclista da Moçarria, de 25 anos, somou depois outro bronze em 2022, no omnium que a levou aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e Paris2024, e o scratch é a corrida em que foi campeã da Europa, em 2023, e em que teve outro bronze num Europeu, em 2019.

Até aqui, Portugal soma seis medalhas em Mundiais de elite: o ouro de Iúri Leitão no omnium em 2023, depois da prata na eliminação em 2021, duas de ‘Tata’ Martins, e outras duas, na perseguição individual, para Ivo Oliveira.


PUB