Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Liga Nações: Ronaldo e Patrício regressam em `onze` com mais quatro novidades

por Lusa
Reuters

O avançado Cristiano Ronaldo e o guarda-redes Rui Patrício regressam hoje ao "onze" da seleção portuguesa de futebol, juntamente com outras quatro novidades, para a receção à Suíça, na segunda jornada do Grupo A2 da Liga das Nações.

Na quinta-feira, o ‘capitão’ da equipa das ‘quinas’ foi relegado para o ‘banco’ no empate (1-1) em Sevilha, frente à Espanha, uma condição que o jogador do Manchester United desconhecia, em jogos oficiais pela seleção lusa, desde 07 de outubro de 2017.

Já o guarda-redes dos italianos da Roma perdeu a titularidade para o jovem Diogo Costa, em março, nos ‘play-offs’ de acesso ao Mundial2022, tendo sido igualmente suplente contra a Espanha, mas volta hoje a ser agora primeira escolha para a baliza.

De resto, o selecionador Fernando Santos tinha adiantado no lançamento do desafio que iria fazer algumas mudanças, confirmando-se mais quatro.

Em relação à equipa titular apresentada em Sevilha, além de entrarem Rui Patrício e Ronaldo, para os lugares de Diogo Costa e André Silva, respetivamente, confirmou-se a já esperada inclusão de Diogo Jota no ataque, por troca com Rafael Leão.

Por seu lado, Nuno Mendes vai ocupar o lugar de Raphaël Guerreiro na lateral esquerda, enquanto, no meio-campo, entram Rúben Neves e William Carvalho para os lugares de João Moutinho e Bernardo Silva.

Assim, no Estádio José Alvalade, Portugal vai alinhar com Rui Patrício na baliza, atrás de um quarteto defensivo formado por João Cancelo, Pepe, Danilo e Nuno Mendes. Rúben Neves, William Carvalho e Bruno Fernandes vão atuar no meio-campo, enquanto Otávio e Jota vão fazer companhia no ataque ao ‘capitão’ Ronaldo.

Fora da ficha de jogo volta a ficar o médio Vitor Ferreira, que falhou o duelo com espanhóis após ficar infetado com a covid-19, mas, agora, por opção, o central David Carmo, estreante em convocatórias ‘AA’, e o avançado Gonçalo Guedes.

Já o conjunto helvético vai iniciar a partida em Lisboa com Kobel, Mbabu, Frei, Schär, Rodriguez, o ‘capitão’ Xhaka, Sow, Vargas, Steffen, Shaqiri e o benfiquista Seferovic.

A partida tem início às 19:45 e será dirigida pelo israelita Orel Grinfeld.

A República Checa lidera o Grupo A2, com três pontos, à frente de Portugal e Espanha, ambos com um, enquanto a Suíça ocupa a última posição, sem pontos.

Depois do duelo com a Suíça, Portugal volta a jogar em Alvalade, na quinta-feira, com a República Checa, seguindo, depois, para Genebra, onde jogará dentro de uma semana, naquele que será o segundo embate com os helvéticos.

A seleção portuguesa, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à ‘final four’ da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.

Liga Nações: Portugal – Suíça (equipas oficiais)

Constituição oficial das seleções de futebol de Portugal e Suíça, que hoje se defrontam, a partir das 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em encontro da segunda jornada do Grupo A2 da edição 2022/23 da Liga das Nações:



Portugal:

1. Rui Patrício

20. João Cancelo

3. Pepe

13. Danilo Pereira

19. Nuno Mendes

18. Rúben Neves

14. William Carvalho

11. Bruno Fernandes

16. Otávio

21. Diogo Jota

7. Cristiano Ronaldo (capitão)

Suplentes:

12. Rui Silva

22. Diogo Costa

2. Diogo Dalot

4. Domingos Duarte

5. Raphaël Guerreiro

6. João Palhinha

8. João Moutinho

23. Matheus Nunes

10. Bernardo Silva

17. Ricardo Horta

15. Rafael Leão

9. André Silva

Selecionador: Fernando Santos.

Fora dos 23:

David Carmo

Vítor Ferreira

Gonçalo Guedes

Suíça:

21. Gregor Kobel

2. Kevin Mbabu

6. Fabian Frei

22. Fabian Schar

13. Ricardo Rodríguez

15. Djibril Sow

10. Granit Xhaka (capitão)

23. Xherdan Shaqiri

11. Renato Steffen

17. Rubén Vargas

9. Haris Seferovic

Suplentes:

1. Jonas Omlin

12. Yvon Mvogo

3. Silvan Widmer

16. Jordan Lotomba

18. Eray Comert

8. Remo Freuler

20. Michel Aebischer

14. Mattia Bottani

5. Noah Okafor

7. Breel Embolo

19. Mario Gavranovic

Selecionador: Murat Yakin.



Árbitro: Orel Grinfeeld (Israel).


PUB