Francisco Neto enaltece a ascensão do futebol feminino

por Mário Aleixo - RTP
Francisco Neto e a ascensão do futebol feminino FPF

O selecionador português feminino de futebol, Francisco Neto, apontou a que a homenagem na gala Quinas de Ouro “desperte emoções a mais meninas” para perseguirem os momentos vividos pela atual geração no Campeonato do Mundo.

É uma homenagem e um momento de partilha de algo bom que vivemos. Que seja também mais um momento onde queremos despertar emoções a mais meninas que, no futuro, queiram depois viver estes grandes momentos que esta geração teve a felicidade e a competência para viver”, afirmou, em declarações à comunicação social.

A seleção feminina marcou uma inédita presença num Campeonato do Mundo neste ano, que se realizou na Austrália e Nova Zelândia, tendo ficado perto de ultrapassar a fase de grupos do torneio, num grupo com Países Baixos, Estados Unidos e Vietname.

Em 2017, quando nos apurámos pela primeira vez para uma fase final, tínhamos essa ambição de sermos consistentes nas presenças. E, a partir desse momento, poder lutar por algo mais. No último Campeonato da Europa, chegámos ao último jogo a depender só de nós para conseguir lá chegar. Neste Campeonato do Mundo, estivemos a alguns centímetros de poder também passar à fase seguinte. Creio que, com a competência do que se está a fazer na formação, nos clubes e nas associações, o futuro vai permitir lutar por esses sonhos maiores nas grandes competições”, expressou o treinador luso.

A capitã das "navegadoras", Dolores Silva, foi a porta-voz da seleção e, aos jornalistas, mostrou-se orgulhosa por mais uma homenagem, na qual integra as anteriores atletas que trilharam o percurso para que esta geração tenha logrado alguns marcos inéditos.

É um privilégio para nós poder representar Portugal ao mais alto nível. Nos últimos anos, temos conseguido alcançar objetivos que todas nós sonhávamos quando éramos crianças. São feitos muito importantes para nós e para o futuro, com muitas crianças que sonham em chegar a este patamar. Esperamos continuar a abrir portas”, realçou.

Na quinta-feira, Francisco Neto anuncia mais uma convocatória para os dois decisivos encontros da Liga das Nações, frente a Noruega e França, e Dolores Silva, que marcará certamente presença na lista, fez já a antevisão à “adversidade” que terão pela frente.

Infelizmente, nas duas últimas partidas não tivemos os resultados que pretendíamos. Sabemos a adversidade que temos pela frente. A Noruega fora, num clima complicado, será um jogo difícil. E depois em casa com a França, uma equipa muito potente. Temos de dar o melhor, corrigir o que não correu tão bem e focar no que podemos retirar de bom. Estão seis pontos em jogo e temos de acreditar jogo a jogo que é possível”, disse.

Portugal segue no terceiro lugar do Grupo A2 da Liga das Nações, com três pontos, atrás da líder França, com 10, e da Áustria, com sete. A Noruega é última, com dois.


PUB