Fernando Santos o melhor selecionador do mundo

por Mário Aleixo - RTP
Fernando Santos foi o melhor selecionador do mundo em 2016 Lusa

Fernando Santos foi eleito o melhor selecionador do ano pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

O técnico português arrecadou 199 votos e terminou à frente de Lars Lagerback, selecionador da Islândia que foi segundo com 71 votos. Joackim Low, da Alemanha, terminou na terceira posição.

Eis o "ranking" dos dez mais de 2016:

1 - Fernando Santos (Portugal) 199 pontos
2 - Lars Lagerbeck (Suécia) 71 pontos
3 - Joachim Löw (Alemanha) 62 pontos
4 - Chris Coleman (Gales) 61 pontos
5 - Didier Deshamps (França) 52 pontos
6 - Antonio Conte (Itália) 17 pontos
7 - Ante Cacic (Croácia) 8 pontos
8 - Marc Wilmots (Bélgica) 3 pontos
8 - Tite (Brasil) 3 pontos
10- Bernd Storck (Hungria) 1 pontos
10- Ange Postecoglu (Austrália) 1 pontos
10- Adam Nawalka (Polónia) 1 pontos

Fernando Santos, de 62 anos, treinou os "três grandes" do futebol português Benfica, FC Porto e Sporting e em 29 de setembro de 2014 sucedeu a Paulo Bento no comando da seleção de Portugal.

A IFFHS coroou, ainda, Diego Simeone como melhor treinador de clubes do mundo. O técnico do Atlético de Madrid alcançou os 133 pontos e superou Zinedine Zidane (108 pontos) e Claudio Ranieri (86 pontos), respetivamente, segundo e terceiro classificados.

Didier Deschamps, que comandou a seleção francesa derrotada por Portugal na final do Euro2016 (1-0, após prolongamento), terminou na quinta posição, com 52 pontos, atrás do galês Chris Coleman.

O único representante português nesta lista é Leonardo Jardim, do Mónaco, que, com três pontos, ficou no 12º lugar, empatado com Laurent Blanc.

Caminhada sofrida mas brilhante


Na caminhada até ao título de campeão europeu pela seleção Fernando Santos obteve à frente da "equipa das quinas" sete vitórias seguidas na fase de apuramento do Euro2016. Depois na fase final a seleção nacional somou três empates, com Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3), e na segunda fase eliminou a Croácia no prolongamento, por 1-0, afastou a Polónia no desempate por grandes penalidades, e nas meias-finais venceu o País de Gales (2-0) antes de Éder, no prolongamento da final, dar o triunfo sobre França (1-0).

Como selecionador Fernando Santos orientou a equipa nacional da Grécia durante quatro épocas tendo atingido os quartos de final do Euro2012 e o "oitavos" do Mundial2014

Engenheiro do penta


Uma das maiores proezas da sua carreira está ligada ao feito de ter levado o FC Porto à conquista do quinto título nacional consecutivo, em 1998/99, na sequência de um "bis" obtidos por Bobby Robson e outro por António Oliveira. Esta conquista levou-o a ser apelidado de "engenheiro do penta", numa alusão à conquista do campeonato aliada à sua formação académica.

Do currículo de Fernando Santos constam ainda duas taças de Portugal e uma Taça da Grécia à frente do AEK de Atenas.


PUB