Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Bom teste dos sub-21 de Portugal na Roménia, com vitória

por RTP
EPA

A Roménia foi hoje um adversário fácil para a seleção portuguesa de sub-21, em mais um jogo de preparação para os jovens futebolistas lusos, que ganharam em Bucareste por 2-0.

Afonso Sousa e Pedro Neto marcaram, ainda na primeira parte, os dois golos neste jogo que Portugal dominou por completo do princípio até ao fim, sempre com mais posse de bola, mesmo tendo mudado mais de meia equipa ao intervalo.

Portugal pressionou bastante alto, obrigando a Roménia a concentrar-se no seu meio campo, o que não chegou para evitar que as boas ocasiões se sucedessem.

A primeira grande ocasião apareceu aos 22 minutos, com um remate de Francisco Conceição à rede lateral da baliza de Popa.

O primeiro golo luso não demorou muito tempo, e aos 22 minutos os lusos adiantavam-se no marcador: Pedro Neto ganhou o lance no lado esquerdo, entrou na área adversária e passou para Afonso Sousa, isolado, que rematou forte e muito colocado, em arco.

No minuto 31, o segundo golo esteve próximo, com um contra-ataque conduzido por Francisco Conceição e remate a rasar a barra de Henrique Araújo.

Volvidos cinco minutos, foi a vez de Pedro Neto festejar o golo - lançado por Tomás Araújo, o extremo, já internacional 'AA', entrou na área e executou um belo remate em arco para o poste mais distante, com efeito, sem hipóteses para o guarda-redes romeno.

No segundo tempo, Rui Jorge preferiu dar minutos de jogo a mais jogadores, para observação, e trocou oito das 'peças' com que iniciou a partida.

O domínio continuou, mas a formação que completou a partida não foi tão eficaz e o resultado não se alterou até ao fim.

Aos 57 minutos, Fábio Silva teve oportunidade soberana, com o cabeceamento a cruzamento de Fábio Vieira.

Passados quatro minutos, seria Vitinha a cabecear ao lado uma bola cruzada por Nuno Tavares, e, aos 67, André Almeida também criou perigo, com um remate forte que Popa conseguiu defender.

Os comandados de Rui Jorge regressam no sábado a Portugal, para preparar o segundo jogo de preparação para o Europeu do escalão, agendado para dia 28 de março contra a Noruega, na Póvoa de Varzim.



Jogo disputado no Estádio do Steaua, em Bucareste.

Roménia-Portugal, 0-2.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Afonso Sousa, 24 minutos.

0-2, Pedro Neto, 36.



Equipas:

- Roménia: Mihai Popa, Alexandru ?irlea (Alexandru Pantea, 46), Bogdan Racovi?an, Jovan Markovic (Daniel Bîrligea, 46), Alexi Pitu (Constantin Grameni, 83), Vladimir Screciu, Victor Dican (Mihai Lixandru, 84), Marius Corbu, David Miculescu, Andres Dumitrescu (Valenntin Ticu, 87) e Vlad Pop (Drago? Albu, 46).

(Suplentes: Alexandru Pantea, Daniel Birligea, Dragos Albu, Stefan Târnovanu, Andrei Gorcea, Valentin Ticu, Marco Ehmann, Mihai Lixandru, Alexandru I?fan, Claudiu Petrila, Rare? Ilie, Constantin Grameni e ?tefan Baiaram).

Selecionador: Emil Sandoi.

- Portugal: Samuel Soares, Pedro Malheiro (André Almeida, 46), Alexandre Penetra, Tomás Araújo, Leonardo Lelo (David Costa, 46), Samuel Costa (Fábio Vieira, 46), Dani Silva (Nuno Tavares, 46), Afonso Sousa (Tiago Dantas, 46), Francisco Conceição (Fábio Silva, 46), Pedro Neto (Tomás Esteves, 46) e Henrique Araújo (Vitinha, 46).

(Suplentes: André Almeida, David Costa, Fábio Vieira, Nuno Tavares, Tiago Dantas, Fábio Silva, Vitinha, Gonçalo Tabuaço, Vasco Sousa).

Selecionador: Rui Jorge.



Árbitro: Sorin Cosreie (Roménia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Neto (21).


PUB