Andebol Europeu. Portugal à procura de pontos frente à Noruega

por Mário Aleixo - RTP
A seleção portuguesa prepara-se para enfrentar a poderosa Noruega Lusa

Portugal inicia esta quarta-feira frente à Noruega o Grupo II da fase principal do Euro2024 de andebol, em Hamburgo, pelas 14h30 em Lisboa, numa partida em que ambas as seleções procuram somar os primeiros pontos.

Portugal qualificou-se para a "main round" (fase principal) na segunda posição do Grupo F, com uma derrota frente à tricampeã mundial Dinamarca, enquanto a Noruega alcançou resultado idêntico no D atrás da invicta Eslovénia.

Dinamarca e Eslovénia, com a vitória frente aos segundos classificados, somam dois pontos na tabela classificativa do Grupo II, tal como a campeã europeia Suécia, que venceu o Grupo E, enquanto Portugal, Noruega e Países Baixos começam a zero.

A Noruega, medalha de bronze no Euro2020, depois do quarto lugar em 2016, e de prata nos Mundiais de 2017 e 2019, é um adversário difícil, da escola nórdica, que luta pelos pódios e que terminou o último europeu na quinta posição.

Na antevisão da partida o selecionador Paulo Jorge Pereira considerou que a Noruega, "vale muito" e "tem um modelo de jogo parecido com o da Dinamarca".

O treinador nacional considerou ainda que "o jogo da Noruega tem muita transição e corrida", tal como o da Dinamarca, e que Portugal tudo irá fazer para "tentar contrariar, aguentar e mudar algum detalhe menos conseguido na segunda-feira".


O capitão Rui Silva, de 30 anos, do FC Porto, que não defrontou a Dinamarca devido a um traumatismo menor e gestão de esforço, acredita que, na quarta-feira, já possa ajudar a equipa a conquistar os dois pontos no jogo com a Noruega, em Hamburgo.

Chegámos a uma fase da competição em que só há seleções com muita qualidade. A Noruega tem feito excelentes resultados, mas nós estamos aqui para lutar pela vitória”, disse Rui Silva, acrescentando que “as mazelas não ajudam” e que “o sacrifício faz parte do desporto”.

O lateral Francisco Costa, de 19 anos, do Sporting, reconheceu que “a seleção vai começar uma nova fase e, apesar de com zero pontos, tem ambição de fazer algo bonito e de poder chegar às meias-finais ou ao jogo de atribuição dos 5.º e 6.º lugares”.

Portugal, que marca presença pela oitava vez na fase final de um Europeu, terceira seguida, qualificou-se pela terceira vez para o "main round" (2002, 2020 e 2024), sendo que o melhor resultado é o sexto posto alcançado há quatro anos.


PUB