EM DIRETO
Operação Marquês. O julgamento ao minuto. Sócrates começa a ser ouvido

"Apagão" no Hospital Santa Maria, aparelhos são antigos demais para descodificador

por Lusa

Lisboa, 03 fev (Lusa) -- Vários serviços do Hospital Santa Maria, em Lisboa, estão sem televisão desde que foram desligados os transmissores e retransmissores do sinal analógico, pois alguns aparelhos são tão antigos que não estão preparados para os descodificadores.

Segundo o presidente do conselho de administração e diretor clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital Santa Maria e Pulido Valente), João Correia da Cunha, o problema já foi identificado e vai ser resolvido.

Em causa está o desligamento dos transmissores e retransmissores do sinal analógico para a Televisão Digital Terrestre (TDT), que, em certos casos, resultou no fim do sinal de muitos dos televisores que existem no Hospital Santa Maria.

O desligamento ocorreu em todos os aparelhos de televisão que, já com muitos anos, não estão preparados para receber um descodificador que permitiria a sua ligação.

"Temos aparelhos tão antigos que não têm o conector para TDT. Como agora só há TDT, tenho de ter uma televisão nova", disse João Correia da Cunha em entrevista à agência Lusa.

A impossibilidade de assistir à programação está a ser recebida com desagrado pelos doentes internados que veem na televisão uma companhia, o que o administrador e diretor clínico compreende.

João Correia da Cunha adianta que o hospital -- inaugurado em 1954 -- foi construído sem televisão. Progressivamente, lembrou, foram "inventadas soluções pelos serviços", que em alguns casos passaram por montar antenas, até que "foi introduzido um sistema mais universal".

"O apagão não é generalizado e depende do serviço", disse, garantindo que algumas soluções pontuais já foram encontradas e que o problema vai ser resolvido.

A dimensão, a complexidade e os custos de um hospital com capacidade para mil doentes não ajudam para uma solução mais célere.

"Se eu quiser dar televisão a todos, quantos aparelhos preciso de ter?", questionou, acrescentando a necessidade dos suportes adequados para um edifício que "é muito denso".

Tópicos
PUB