As reações à reeleição de Ursula von der Leyen

por Cristina Santos - RTP
Reuters

Vários líderes europeus felicitam a presidente da Comissão Europeia que vai liderar o executivo comunitário por mais cinco anos.

Portugal reage através do ministro dos Negócios Estrangeiros que garante que o Governo vai continuar a privilegiar "a excelente cooperação" com a Comissão Europeia.
Na rede social X, Paulo Rangel escreve que “Portugal congratula [Ursula] von der Leyen pela sua reeleição como Presidente da Comissão Europeia, desejando-lhe votos de sucesso".

O secretário-geral da NATO dá os parabéns "à minha amiga Ursula von der Leyen por um segundo mandato à frente da Comissão Europeia”. Jens Stoltenberg sublinha a importância da “parceria estratégica da NATO com a UE” para “reforçar a segurança na Europa e fora dela”.

O presidente francês acredita que a reeleição de Ursula contribui para "reforçar a soberania da Europa”. Enquanto o chanceler alemão, Olaf Scholz, afirma que a reeleição à frente da Comissão Europeia é “um sinal claro da nossa capacidade de agir na União Europeia, especialmente em tempos difíceis. Os europeus esperam que façamos a Europa avançar. Vamos lá!"

Ansioso por trabalhar com Ursula von der Leyen, o primeiro-ministro britânico acredita “numa estreita colaboração para redefinir a relação entre o Reino Unido e a União Europeia".
PUB