Simeão II, antigo primeiro-ministro da Bulgária (junho de 2021): "Não é mérito meu, é mérito de uma bagagem histórica que carrego"

por RTP
100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

O Rei da Bulgária é o único monarca da União Europeia que foi também primeiro-ministro. Em entrevista exclusiva à RTP, em junho de 2021, explica o que o levou a candidatar-se a primeiro-ministro.

Simeão II foi forçado ao exílio, em 1946, depois da abolição da monarquia na Bulgária. Regressa cinquenta anos depois. À RTP, Simeão II conta como foi voltar a casa.

O antigo monarca criou um partido político e venceu as eleições legislativas, em 2001. "Ser rei, como um provedor da política, teria sido muito mais fácil", admite Simeão II. "Não é mérito meu, é mérito de uma bagagem histórica que carrego", continua.

Foi um dos grandes responsáveis pela adesão da Bulgária à União Europeia, em 2007. "Era a prioridade", admite Simeão II. "Fazer parte deste clube era essencial para nos colocar num contexto do qual é muito difícil de sair", explica em declarações à RTP. A entrevista é de Rebecca Abecassis.
PUB