Pedro Sánchez acusa Elon Musk de "incitar ao ódio" e apoiar o nazismo

por Cristina Santos - RTP
Reuters

O presidente do Governo espanhol acusou esta quarta-feira o proprietário do X de liderar "a ultradireita internacional" que "há anos" enfrente oposição em Espanha. Sem referir diretamente o nome de Elon Musk, Pedro Sánchez acusou o "homem mais rico do planeta" de atacar "abertamente as instituições".

Durante o discurso que marcou o início das comemorações do 50.º aniversário da morte do ditador Franco, Sánchez acusou Musk de incitar “ao ódio” e também de apoiar “abertamente os herdeiros do nazismo na Alemanha”.Elon Musk entrou nos escaparates espanhóis depois de comentar no X um artigo sobre as condenações de estrangeiros por violação, na Catalunha.

Esta quarta-feira, Pedro Sánchez alertou para a fragilidade da Democracia que “enfrenta uma ameaça existencial”.
“Se a história nos ensina alguma coisa é que a liberdade nunca é uma conquista permanente”, avisou o primeiro-ministro espanhol.








Elon Musk tem apoiado vários partidos da extrema-direita europeia , por exemplo no apoio que manifestou ao partido alemão Afd. Apoio que levou o chanceler Olaf Scholz a acusar o multimilionário de fazer "uma campanha extremista".

O dono da Tesla e do X vai integrar a administração de Donald Trump, como conselheiro externo.
PUB