"Ele adora Israel". Trump nomeia ex-governador Mike Huckabee para embaixador em Telavive

por RTP
Brendan McDermid - Reuters

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou esta terça-feira que vai nomear o ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee, como embaixador norte-americano em Israel.

"Ele adora Israel e o povo de Israel e, da mesma forma, o povo de Israel adora-o", justificou Trump numa declaração, garantindo que o ex-governador “vai trabalhar incansavelmente para levar a paz ao Médio Oriente”.

Huckabee, um cristão evangélico, é um defensor acérrimo de Israel e dos colunatos israelitas na Cisjordânia ocupada, considerados ilegais por grande parte da comunidade internacional.

“Acho que Israel tem título de propriedade sobre a Judeia e Samaria”, disse Huckabee numa entrevista à CNN, utilizando os termos bíblicos para a Cisjordânia. “Há certas palavras que me recuso a usar. Não existe Cisjordânia. É Judeia e Samaria. Não existem colonatos. São comunidades, são bairros, são cidades. Não existe ocupação”, declarou

Em março, Huckabee criticou Joe Biden por pressionar Israel a moderar a sua conduta no conflito em Gaza.

"Se uma pessoa é pró-Israel, como pode ser pró-Biden? Porque o governo de Biden deixou bem claro que fará concessões ao Hamas", disse Huckabee durante uma entrevista à News Nation, em março.

Trump, que foi reeleito para regressar à Casa Branca, prometeu alinhar mais estreitamente a política externa de Washington com os interesses do Governo israelita, envolvido em guerras contra o Hamas na Palestina e o Hezbollah no Líbano, dois grupos islamitas apoiados pelo Irão.


Enquanto se aguarda pela indicação definitiva de Trump para a diplomacia americana - tudo indica que seja Marco Rubio -, o futuro presidente norte-americano tem declarado o reforço do seu compromisso com Israel, mas também o desejo de terminar os conflitos na região.

Durante o seu primeiro mandato na Casa Branca, patrocinou os acordos de Abraão, com o objetivo de normalizar as relações de Israel com vários países árabes, e reconheceu Jerusalém como capital israelita, rompendo a neutralidade da comunidade internacional a este respeito.

Huckabee foi governador do Arkansas entre 1996 a 2007, tendo chegado a concorrer para a nomeação republicana para presidente em 2008 e em 2016, quando Trump foi eleito pela primeira vez.

c/agências
Tópicos
PUB