Especial
Orçamento do Estado para 2025. Segundo dia de debate e votação na generalidade

Ventura diz que Montenegro lhe ofereceu lugar no Governo em troca do "sim" ao Orçamento

por RTP
Lusa

O líder do Chega, André Ventura, afirmou em entrevista ao canal CNN/Portugal que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, lhe ofereceu lugar no Governo em troca da aprovação do Orçamento do estado para 2025.

"O primeiro-ministro mentiu", acusou o líder do Chega, na entrevista desta noite, referindo que na terça-feira Luís Montenegro "disse que o Chega não era um parceiro confiável, que ele nunca contou com o Chega e que o Chega foi arredado das negociações".

De acordo com André Ventura, "isto é falso, o primeiro-ministro negociou com o Chega, quis negociar com o Chega" e propôs "um acordo para este ano", admitindo "que mais para a frente o Chega viesse a integrar o Governo". Além disso, o líder do Chega assegurou que esta proposta lhe foi apresentada no encontro que os dois tiveram em 23 de setembro.


"Mas já tínhamos falado disso também, antes do verão", indicou, acrescentando que recusou esta proposta porque só aceitaria um acordo para a legislatura.

O primeiro-ministro recorreu já à rede social X para desmentir André Ventura. Luís Montenegro garante que nunca foi feita a oferta referida pelo líder do Chega para integrar o Governo.  


Na mesma entrevista, André Ventura confirmou que o Chega vai votar contra o Orçamento do Estado, apresentado esta quinta-feira. O líder do Chega afirma que o Orçamento para o próximo ano é "fraco na luta contra a imigração" e "traz mais impostos aos portugueses", dando o exemplo dos combustíveis.
PUB