Sondagem da Católica. Maioria dos inquiridos considera que Costa seria melhor PM que Rio
Qual o melhor primeiro-ministro? António Costa continua à frente de Rui Rio nas preferências dos inquiridos da sondagem da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público, mas por uma margem menor do que no estudo da semana passada.
Cerca de 49% preferem Costa à frente do executivo, enquanto 35% preferem o líder do PSD, Rui Rio.
Há uma semana, as respostas eram um pouco diferentes. 52% diziam preferir Costa e 33% preferiam Rui Rio.
Entre os inquiridos, 17% disseram agora não saber ou não quiseram responder. Há uma semana, os indecisos eram 15%.
Em 2019, uma semana antes das eleições, a Católica fez a mesma pergunta num estudo realizado então. Na altura, os resultados foram: Costa 51%, Rio 25%.
Ficha Técnica
Este inquérito foi realizado pelo CESOP– Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2022. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI). Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar. Foram obtidos 1246 inquéritos válidos, sendo 46% dos inquiridos mulheres, 31% da região Norte, 21% do Centro, 34% da A.M. de Lisboa, 6% do Alentejo, 4% do Algarve, 2% da Madeira e 2% dos Açores. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, região e voto nas legislativas de 2019. A taxa de resposta foi de 37%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1246 inquiridos é de 2,8%, com um nível de confiança de 95%.