Sondagem Católica/RTP. PS à frente nas intenções de voto nas legislativas
Uma sondagem do CESOP - Universidade Católica, realizada este domingo, revela uma estimativa de resultados eleitorais em que o PS está em vantagem nas intenções de voto, com 39 por cento. Em segundo lugar surge o PSD, com 25 por cento, a 14 pontos dos socialistas.
O CDS/PP atingiria, de acordo com a estimativa da Universidade Católica, os 6 por cento, enquanto o PAN chegava aos 4 por cento.
As estimativas estão baseadas numa intenção de voto direta (respostas de todos os inquiridos) de 30 por cento no PS, de 19 por cento no PSD, de 7 por cento no Bloco de Esquerda, de 6 por cento no CDS-PP e de 3 por cento no PAN.
O voto em outras forças políticas, os votos em branco ou nulos, representam 8 por cento da intenção direta de voto.
Dos inquiridos, 8 por cento afirma não saber em quem vão votar nas legislativas, enquanto 13 por cento recusa responder à pergunta. Apenas 1 por cento afirma que não vai votar nas eleições para a Assembleia da República.
Sobre a intenção de votar, 3 por cento dizem “não saber” se vão votar, enquanto 6 por cento dizem que “em princípio” vão votar.
Entre os inquiridos, 77 por cento garantem que, “de certeza”, vão votar.
Esta sondagem foi realizada pela Católica para a RTP a 26 de maio entre os votantes nas eleições europeias, tendo sido selecionada uma subamostra. Foram obtidos 4589 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 78 por cento.
Ficha técnica
Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 26 de maio de 2019. O universo alvo é composto pelos votantes nas eleições Europeias deste dia. Foi selecionada uma subamostra da amostra utilizada para a projeção para as Eleições Europeias. Nesta subamostra os eleitores foram convidados a responder em quem votaram nas europeias e em quem votariam em eleições legislativas. Os resultados foram depois ponderados pelas projeções apresentadas para as Eleições Europeias, garantindo assim um maior equilíbrio desta subamostra. Foram obtidos 4589 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 78%.