Rusga no Martim Moniz. Aguiar-Branco iliba Governo de qualquer responsabilidade

por Antena 1

Foto: Filipe Amorim - Lusa

Perante as críticas à atuação da polícia no Martim Moniz, o presidente da Assembleia da República ilibou o Governo de qualquer responsabilidade. Em entrevista ao jornal Expresso, José Pedro Aguiar-Branco disse que as ações da PSP resultam das ordens dadas pelo comando operacional.

O presidente da Assembleia da República pediu ainda aos portugueses que confiem na PSP e rejeitou a ideia de que a ação da polícia tenha tido como alvo especificamente a população imigrante.

O presidente do Parlamento também considera que terão de ser os tribunais a julgar qualquer comportamento policial à margem da lei.

A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu um processo para investigar os contornos da operação policial da semana passada no Martim Moniz, em Lisboa. A operação, durante a qual dezenas de pessoas foram encostadas à parede e revistadas pela polícia na via pública, tem gerado controvérsia.

Até ao momento, a IGAI não recebeu qualquer queixa quanto ao modo de atuação da polícia. Ainda assim, este organismo decidiu avançar com um processo de investigação.
PUB