Foto: André Kosters/Lusa
O comentador da Antena 1 de assuntos políticos Raúl Vaz defende que o primeiro-ministro está cada vez mais isolado, o que constitui um problema político para Passos Coelho.
A atitude de Miguel Macedo ao demitir-se reconduziu a questão das responsabilidades políticas, porque “considerou - e bem - que quando pessoas do seu círculo pessoal são suspeitas a sua autoridade enquanto ministro da Administração Interna estava posta em causa”.
O comentador recorda ainda que “o primeiro-ministro procura segurar os ministros com dificuldades políticas e públicas”, como já aconteceu noutros casos. Raúl Vaz admite mesmo que tem dúvidas de que haja uma remodelação no Governo que vá para além da substituição de Macedo, sublinhando a “idiossincrasia de Passos Coelho”.
Raúl Vaz alerta que este poderá ser “um erro em função do ciclo político apertado com que Passos Coelho se vai confrontar, e em função de uma divergência que é notória no seio da coligação em relação a esta matéria”, visto que o CDS-PP e em concreto Paulo Portas “considera há algum tempo que o Governo precisa de um refrescamento”.
Miguel Macedo anunciou no domingo à noite a sua demissão do cargo de ministro da Administração Interna por acreditar que a sua autoridade tinha ficado diminuída pela investigação sobre os vistos ‘gold’ a pessoas que lhe são próximas.