Os social-democratas vão abster-se na moção de censura ao Governo apresentada pela Iniciativa Liberal que vai ser debatida na próxima quinta-feira. Luís Montenegro diz que o PSD não fica indiferente à "desorientação" do Executivo, mas considera que o cenário de eleições antecipadas traria mais dificuldades aos portugueses.
Em declarações aos jornalistas, Luís Montenegro vincou que esta foi uma decisão que reuniu o consenso dos deputados.
O líder social-democrata sublinhou que o governo "está em exercício de funções há nove meses" e que as eleições ocorreram "há 11 meses".
"O povo português expresou a sua intenção de ter o PS com maioria absoluta no Parlamento. Devemos respeitar a vontade do povo", acrescentou, declarando ainda que o PSD não é "um partido de protesto".
Ainda assim, reconheceu que não fica indiferente perante a "desorientação" e os "casos" que se sucedem.
"Entendemos que o Governo está a governar mal", mas uma eleição antecipada só traria "condições mais difíceis para os portugueses" e estaria apenas a "agravar a situação do país".
Luís Montenegro considerou ainda que a moção de censura será "inconsequente" uma vez que há uma maioria absoluta no Parlamento.
Sobre as mais recentes mudanças no Governo, o líder do PSD criticou as explicações apresentadas por António Costa sobre a separação de Infraestruturas e Habitação em dois diferentes Ministérios.
Considerou mesmo tratar-se de um argumento "pífio". O primeiro-ministro "descobriu nove meses depois que havia necessidade de dois ministérios", criticou.
A Iniciativa Liberal anunciou uma moção de censura ao governo que veio no seguimento da indemnização que a TAP deu a Alexandra Reis e as demissões da secretária de Estado do Tesouro e de Pedro Nuno Santos.
A moção de censura apresentada pela Iniciativa Liberal é a segunda que vai ser apresentada contra o atual Governo, que iniciou funções a 30 de março de 2022.
A moção de censura apresentada pela Iniciativa Liberal é a segunda que vai ser apresentada contra o atual Governo, que iniciou funções a 30 de março de 2022.