O chefe de Governo
teve um episódio de arritmia cardíaca. À saída do hospital, Luís Montenegro esclareceu que teve um episódio de arritmia cardíaca e que os médicos recomendaram descanso durante o fim de semana
.
Questionado pelos jornalistas sobre como se sentia à saída do Hospital Santa Maria, o primeiro-ministro quis "tranquilizar os portugueses".
"Foi um episódio de arritmia cardíaca, que é uma questão que me aflige de quando em vez, muito esporadicamente, mas ao ter sentido os sintomas não havia alternativa", explicou.
Luís Montenegro afirmou que irá "descansar no fim de semana e retomar a agenda normal" na segunda-feira.
"Vou descansar no fim de semana, é recomendável, e na segunda-feira vou assumir todos os compromissos, como estava programado".
"Excelência e competência do SNS"
Cerca de meia hora depois, o primeiro-ministro recorreu à rede social X para acrescentar que já estava a caminho de casa.
"É com tranquilidade que estou a caminho de casa para descansar no fim de semana, depois de uma passagem pelo Hospital Santa Maria, onde tratei um episódio de arritmia cardíaca", esclarece.
"Mais uma vez testemunhei a excelência do atendimento médico e a competência dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde", vincou ainda na mesma publicação.
A informação sobre o internamento foi inicialmente avançada à agência Lusa pelo presidente do Conselho de Administração da ULS de Santa Maria, Carlos Martins.
"Sensivelmente às 13h00, o primeiro-ministro deu entrada no hospital e, em função da sintomatologia, foi dirigido à cardiologia onde está ainda internado. Mas o prognóstico é favorável e espera-se que tenha alta nas próximas horas", adiantou Carlos Martins.
O presidente da República já falou com o primeiro-ministro por telefone. Em declarações à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Luís Montenegro "está bem" e apenas a precisar de descanso.
Luís Montenegro teve agenda pública esta manhã em Lisboa, mas cancelou a que tinha prevista à tarde em Alcobaça, sendo substituído pelo ministro da Economia, Pedro Reis.
Durante a manhã, o chefe de Governo presidiu à reunião sobre o projeto Parque Cidades do Tejo, tendo prestado declarações aos jornalistas quando saiu, pelas 12h30. Acabou por dar entrada no hospital cerca de meia hora depois.
Na próxima segunda-feira, a agenda de Luís Montenegro tem três pontos: o "Land Defence Industry Day", em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), a visita a três Unidades de Saúde Familiar em Santa Maria da Feira, em Aveiro. À tarde, presidirá ao Conselho Superior de Segurança Interna, em Lisboa.
c/ Lusa