O presidente do PSD anunciou esta terça-feira durante a reunião da Comissão Política Nacional que não se irá recandidatar ao cargo nas próximas eleições diretas, que deverão ter lugar a 2 de dezembro. A informação é avançada pela agência Lusa, com base em fontes presentes naquele órgão.
Na manhã desta terça-feira, o presidente do PSD esteve reunido com a Comissão Permanente do PSD - o núcleo duro da direção. À tarde foi a vez da Comissão Política.
O encontro do Conselho Nacional tem início previsto para as 21h00 num hotel em Lisboa.
De acordo com os resultados finais nestas autárquicas, o PSD vai liderar 98 câmaras - 79 conquistadas sozinho, 19 em coligação -, o que significa para o partido uma perda de oito autarquias em relação a 2013, que já tinha sido o pior resultado de sempre do partido em autárquicas.A RTP apurou esta tarde que Rui Rio vai apresentar candidatura à liderança do PSD.
Há quatro anos, o PSD tinha conseguido a presidência de 86 câmaras sozinho e mais 20 em coligação, num total de 106.
Em número de votos, o PSD sozinho conseguiu cerca de 831 mil votos, menos três mil do que há quatro anos, apesar de ter havido menos abstenção.
Contando com as coligações lideradas pelos social-democratas, o PSD conquistou cerca de 737 mil votos, número da mesma ordem dos de 2013.
c/ Lusa