Em direto
Portugal em alerta. A evolução da resposta aos incêndios atualizada ao minuto

Operação Influencer. Ventura condena "pressão civil" para "ilibar" Costa

por RTP
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Foto: Tiago Petinga - Lusa

O líder do Chega considera que existe uma "pressão civil" para ilibar o ex-primeiro-ministro, António Costa, da Operação Influencer, permitindo-lhe iniciar cargos europeus. Em declarações aos jornalistas esta quinta-feira, André Ventura defendeu ainda uma investigação no Parlamento aos negócios do lítio e do hidrogénio.

“Nós não sabemos o que vai acontecer com a Operação Influencer. Acho que há um sinal que é preocupante, que é uma pressão enorme na sociedade civil” de “ilibar António Costa, coisa que não aconteceu com outros políticos envolvidos e com outros processos”, declarou Ventura.

Parece que há uma espada sobre o tribunal a dizer ‘absolvam-no lá rápido, porque ele tem de ir para o Conselho Europeu’. Ora, nós ou temos uma justiça igual para todos, ou não temos”, acrescentou.

O presidente do Chega não acredita, porém, que “haja uma tentativa da Presidência, muito menos do tribunal, de fazer branqueamento”. “Acho é que há uma pressão civil nesse sentido”, insistiu.

André Ventura continua a defender que “o Parlamento deve fazer uma investigação profunda sobre os negócios do lítio e do hidrogénio” independentemente “das questões judiciais que afetam António Costa, [Vítor] Escária, ou outros”.
PUB