OE2025. Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos voltam a reunir-se esta quinta-feira

por RTP
Foto: António Cotrim - Lusa

O primeiro-ministro e o líder do Partido Socialista vão voltar a reunir-se esta semana para discutir o Orçamento do Estado para 2025. A informação surge depois de Luís Montenegro ter afirmado esta terça-feira que iria apresentar uma proposta "irrecusável" ao PS.

A reunião vai acontecer na residência oficial do primeiro-ministro ao final do dia, depois do debate quinzenal na Assembleia da República, que está marcado para as 15h00.
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade
Telejornal | 1 de outubro de 2024

Na semana passada, o chefe de Governo e o líder do PS estiveram reunidos pela primeira vez para discutir o Orçamento do Estado para 2025. No final, Pedro Nuno Santos reforçou que o PS recusaria qualquer documento orçamental com as alterações previstas ao IRS Jovem e IRC.

O PS garante que não irá viabilizar um Orçamento que "tenha como pressuposto, as alterações ao regime de IRS e IRC propostas pelo Governo ou qualquer modelação dessas propostas”.

Pedro Nuno Santos propôs ao primeiro-ministro que a margem orçamental destinada pelo Governo ao IRS Jovem seja aplicada "em mais habitação, no aumento das pensões e num regime de exclusividade para os médicos no Serviço Nacional de Saúde”.

Em resposta, o primeiro-ministro acusou o PS de apresentar uma proposta "radical e inflexível", ao querer "fazer substituir o programa do Governo pelo programa do Partido Socialista".

Garantiu que o Governo não iria abdicar da sua "política económica", mas assegurou que o executivo apresentaria uma contraproposta.

Já esta terça-feira, o primeiro-ministro anunciou que iria apresentar aos partidos e "em particular ao PS" uma proposta que qualificou como "irrecusável, à luz de princípios como o interesse nacional, a boa fé ou a responsabilidade".
Tópicos
PUB