Marques Mendes anuncia candidatura a Belém na próxima quinta-feira
Luís Marques Mendes prepara-se para apresentar a candidatura às eleições presidenciais na próxima quinta-feira. A apresentação vai decorrer em Fafe, onde o antigo líder do PSD iniciou a vida política.
Há três semanas, Marques Mendes esteve com Luís Montenegro, em Ovar, num encontro de autarcas do PSD. Já nessa altura, o primeiro-ministro antecipava que a solução dos social-democratas para a questão presidencial estava "perto".
De acordo com o semanário Expresso, Marques Mendes fará a sessão pública de apresentação da sua candidatura presidencial no auditório da Misericórdia de Fafe, com o nome do seu pai, António Marques Mendes, fundador do PSD no distrito e ex-deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu. Luís Marques Mendes nasceu em Azurém, uma freguesia do concelho de Guimarães (distrito de Braga), em 05 de setembro de 1957, mas viveu boa parte da sua vida em Fafe.
Luís Marques Mendes fez parte de três governos de Cavaco Silva. Foi secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros entre 1987 e 1992 e ministro-adjunto do primeiro-ministro entre 1992 e 1995. Marques Mendes foi ainda presidente do PSD, eleito em 2005.
Atualmente, é conselheiro de Estado escolhido pelo atual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e comentador televisivo na SIC desde 2013, espaço do qual fará a sua despedida no próximo domingo.
As eleições presidenciais vão realizar-se no final de janeiro do próximo ano. O PS vai discutir as eleições presidenciais a 8 de fevereiro.
A Comissão Nacional do partido poderá debater o apoio a um candidato. São apontados os nomes de António José Seguro e de António Vitorino, mas nenhum ainda assumiu a candidatura.
O antigo secretário-geral socialista António José Seguro acredita que os dirigentes do PS já decidiram apoiar António Vitorino numa eventual corrida ao Palácio de Belém.
c/ Lusa