Mariana Mortágua vai ser candidata à liderança do Bloco

por RTP
Manuel de Almeida - Lusa

Mariana Mortágua vai mesmo ser candidata à liderança do Bloco de Esquerda. A RTP sabe que o anúncio vai ser feito pela deputada esta segunda-feira em Lisboa.

O nome de Mariana Mortágua reúne um amplo consenso dentro do partido, pelo que deverá ser a sucessora de Catarina Martins como coordenadora do Bloco.

A deputada e dirigente Mariana Mortágua deverá oficializar hoje a sua candidatura à liderança do Bloco de Esquerda (BE) numa conferência de imprensa sobre a Convenção Nacional bloquista de 27 e 28 de maio convocada para a sede do partido em Lisboa.

Desde que a 14 de fevereiro, a atual líder, Catarina Martins, anunciou que iria deixar de ser coordenadora do BE na próxima Convenção Nacional, que o nome de Mariana Mortágua é dado como certo para protagonizar uma candidatura à liderança bloquista.

Mariana Mortágua, que está no parlamento desde 2013 (entrando então para substituir Ana Drago), nasceu em 1986 e é economista, tendo sido o rosto do partido nas comissões parlamentares de inquérito à banca e nas discussões do Orçamento do Estado, entre outros dossiês.

Também para hoje, está marcada para a sede do partido uma conferência de imprensa para apresentação de uma outra moção, intitulada “Um Bloco plural para uma Alternativa de Esquerda – um desafio que podemos vencer!”, subscrita por nomes como o histórico da UDP Mário Tomé, o antigo deputado Carlos Matias ou Rui Cortes, do movimento Convergência.

De acordo com o calendário da XIII Convenção Nacional do BE, marcada para 27 e 28 de maio, hoje às 17h00 é a data limite para as moções de orientação serem entregues à Comissão Organizadora da Convenção.

PUB