Marcelo lembra que quis "garantias mínimas" ao dar posse a governos anteriores

por RTP

Foto: Tiago Petinga - Lusa

O presidente da República não quis pronunciar-se sobre futuras eleições, mas falou sobre casos passados. Questionado sobre as condições para a posse de um futuro Governo após as eleições, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou a necessidade que houve em assegurar "condições mínimas" no último Governo a que deu posse, ou seja, ter a garantia de que o programa seria aprovado.

"Compreender-se-á que logo na altura me preocupasse muito ter a certeza de não aparecer um Governo que não tivesse as garantias mínimas de aceitação do seu programa no Parlamento", afirmou sobre o executivo que assumiu funções em abril de 2024.

Marcelo Rebelo de Sousa recusou-se a adiantar se essa seria uma condição para o futuro, não querendo criar "ruído" eleitoral. 

Sobre o resultado das eleições na Madeira, o chefe de Estado afirmou que deu por garantido o acordo entre o PSD e o CDS por serem "dois partidos que estão no Governo juntos", algo que tem ocorrido nos últimos anos. Considerou que o eleitorado da Madeira "optou pela continuidade".
PUB