Maló de Abreu cai das listas do Chega para as legislativas

por RTP

André Ventura decidiu afastar Maló de Abreu das listas de candidatos do Chega à Assembleia da República. O presidente do partido havia já admitido concretizar esta exclusão, caso se confirmasse que o ex-militante do PSD tivesse recebido abusivamente subsídios por declarar aos serviços parlamentares a sua residência em Luanda. O ex-deputado laranja veio, todavia, afirmar que foi ele quem optou por sair das listas da formação de extrema-direita.

A razão invocada para esta decisão de André Ventura prende-se com o facto de o líder do Chega considerar que tem de usar o mesmo critério utilizado noutros casos.

Por sua vez, o próprio Maló de Abreu veio anunciar ter desistido de integrar as listas do Chega.

"Comuniquei a quem de direito que não integrarei as listas do Chega, nem serei candidato a deputado. Porque sou um homem livre e dono do meu destino", indicou em declaração escrita citada pela agência Lusa.

A decisão surge na sequência da polémica em torno de uma notícia da revista Sábado, segundo a qual Maló de Abreu - que passou recentemente a deputado não inscrito depois de ter saído do PSD - recebeu cerca de 75 mil euros em subsídios e ajudas de custo por ter declarado residência em Luanda.
A revista noticiou que, apesar de ter residência em Luanda, Maló de Abreu viveu “maioritariamente entre Lisboa e Coimbra” ao longo desta legislatura.

Na declaração enviada à Lusa, Maló de Abreu assegura que a sua vida "passou e passará por Luanda", rejeitando ter recebido quaisquer subsídios abusivamente.

O presidente do Chega tinha afirmado que António Maló de Abreu seria excluído das listas de candidatos a deputados caso se confirmasse “que recebeu abusivamente” subsídios por ter declarado a sua residência em Luanda aos serviços do Parlamento.

No dia 10, Maló de Abreu informou o secretário-geral do PSD que deixava o partido e transmitiu ao presidente do grupo parlamentar social-democrata que passaria à qualidade de deputado não inscrito até ao final da legislatura
.
Dez dias depois, foi anunciado por André Ventura como cabeça de lista do Chega às legislativas pelo círculo fora da Europa.
Tópicos
PUB