Foi aprovado o plano plurianual de investimentos na área da Justiça para o período de 2023 a 2027. É de 200 milhões de euros e tem um prazo de concretização de cinco anos.
Entrevistada no Bom Dia Portugal, a ministra da Justiça explicou que o plano é um "instrumento estratégico" necessário para os edifícios da Justiça em Portugal. "É uma reforma estrutural, porque o que importa aqui fazer, na área dos tribunais, na área dos prisionais, na área dos centros educativos, na instalações da Polícia Judiciária, é melhorar do ponto de vista operacional".
Todos estas instalações serão melhoradas, tal como o Instituto Nacional de Medicina Legal. A ministra Catarina Sarmento e Castro explicou que o objetivo deste plano plurianual é trazer "uma gestão do ponto de vista da necessidade de nós escolhermos onde é que devemos intervir primeiro".
É um plano que estabelece prioridades e que define quais os edifícios que merecem uma transformação urgente. Casos de Vila Franca de Xira onde se trabalha em contentores há mais de uma década. Em Coimbra, o Palácio da Justiça é "desejado há muitos anos". Existem várias instalações dispersas e a ministra quer um local para albergar vários serviços.