Inquérito parlamentar à TAP. Iniciativa Liberal quer ouvir António Costa

por RTP

Foto: Paulo Novais - Lusa

A Iniciativa Liberal apresentou esta sexta-feira um requerimento para obter explicações do primeiro-ministro, António Costa, em sede de comissão parlamentar de inquérito à TAP.

O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, reclama mais esclarecimentos sobre a intervenção do SIS no Ministério das Infraestruturas.

"Gostaria de lançar um desafio ao primeiro-ministro no sentido de que venha pessoalmente à comissão de inquérito da TAP", exortou o dirigente partidário.

"Bem sei que há a possibilidade de o fazer por escrito, de fazer um depoimento escrito. Mas creio que na situação em que estamos, na situação de degradação das instituições em que estamos, a democracia ganharia muito se o senhor primeiro-ministro, num ato de coragem e transparência, viesse em pessoa à comissão de inquérito da TAP prestar esclarecimentos sobre todo o seu envolvimento neste processo", insistiu.

"Não podemos esperar muito, não podemos provavelmente esperar esse exercício de coragem", acrescentou.

Rui Rocha diria ainda que António Costa "decidiu amarrar o seu futuro político ao futuro político de João Galamba".

"Estão a afundar-se um ao outro por decisão de ambos. O que temos de evitar é que o país se afunde juntamente com António Costa e João Galamba", acentuou.

Rui Rocha apontou, por último, ao primeiro-ministro "um sinal claro de cobardia política".
PUB