IL exige mais esclarecimentos sobre o caso das gémeas

por Rita Soares

Foto: António Pedro Santos - Lusa

A Iniciativa Liberal exige mais esclarecimentos sobre o caso das gémeas luso-brasileiras que foram tratadas no Hospital de Santa Maria com um dos medicamentos mais caros do mundo. Um caso que levou a Procuradoria-Geral da República a abrir um inquérito.

Rui Rocha anunciou, esta terça-feira, que o partido vai chamar ao Parlamento o atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e ainda a antiga secretária de Estado das Comunidades.

Numa resposta enviada à Antena 1, o Ministério da Saúde garante que está "inteiramente disponível" para enviar às autoridades toda a documentação sobre o caso, assim que lhe for solicitada.

O presidente da República revelou na segunda-feira, ao final do dia, que o filho, Nuno Rebelo de Sousa, lhe enviou um e-mail, há quatro anos, sobre o caso das crianças. Ainda assim, o Chefe de Estado voltou a garantir que não teve qualquer envolvimento na situação e afirmou que tem, certamente, condições para se manter no cargo.

Ouvido pela Antena 1, o advogado Pedro Marinho Falcão explica que, de acordo com a Constituição da República Portuguesa, o Presidente tem um estatuto de imunidade especial e só o Parlamento, com um quinto dos votos dos deputados, pode pedir ao Supremo Tribunal para abrir uma investigação.

No entanto, para Marinho Falcão, as explicações dadas ontem por Marcelo Rebelo de Sousa são “esclarecedoras e suficientes”.
PUB