Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Ferro Rodrigues: Quem colocar estabilidade política em causa "será severamente penalizado"

por RTP

O presidente da Assembleia da República foi reeleito e admite que é "muito reconfortante" o facto de ter reunido mais votos nesta votação do que há quatro anos.

À saída do Parlamento, Ferro Rodrigues diz que é o "reconhecimento do trabalho isento" dos quatro anos anteriores.

Ferro Rodrigues espera que a legislatura "chegue até ao final", mas assinala que isso dependerá mais do Governo, dos grupos parlamentares e do Presidente da República.

"Estou convencido que de há condições para ter estes quatro anos de estabilidade política. Os portugueses querem essa estabilidade e a Assembleia da República deve dar o seu contributo"
, assinalou.

"Nos momentos que estamos a viver à escala europeia e internacional, a estabilidade política é um bem precioso para o desenvolvimento do país", disse Ferro Rodrigues.

Questionado sobre a ausência de acordos escritos com os partidos à esquerda do PS nesta legislatura, Ferro Rodrigues considerou que a estabilidade para os próximos quatro anos dependerá dos grupos parlamentares e dos partidos políticos.

Mas avisa que "quem ponha em causa a estabilidade política será severamente penalizado pelos portugueses".

Ainda questionado sobre a exigência do novo mandato, onde haverá mais partidos políticos com representação na Assembleia da República, Ferro Rodrigues diz que o mandato "é sempre exigente", mas que agora será "uma exigência diferente".

Quanto às reclamações apresentadas pelo CDS-PP em relação ao lugar do deputado do Chega, Ferro Rodrigues não quis fazer comentários sobre as dificuldades de entrada e saída dos lugares: "É o hemiciclo que temos", afirmou.
PUB