Entrevista a Miranda Sarmento. Rejeição de moções de censura significa que "Parlamento entende que Governo pode continuar"
Caso a moção de censura anunciada pelo PCP caia por terra pela mão do PS, o Governo assumirá que há "confiança" para permanecer em funções, sinalizou na noite deste sábado, em entrevista à RTP, o ministro de Estado e das Finanças. Joaquim Miranda Sarmento quis reforçar a ideia de que o primeiro-ministro instou a oposição a dizer se o Governo tem ou não condições para seguir por diante.
Questionado sobre se tal posição não equivale a remeter ao Parlamento a responsabilidade por uma questão que diz respeito ao primeiro-ministro, Miranda Sarmento disse que a Assembleia “é a quem o Governo responde”. E que dirá novamente que o Executivo “tem todas as condições para continuar a governar”.
Já sobre se o Governo assume que, caso a moção de censura do PCP seja chumbada, já não irá apresentar uma moção de confiança, o ministro insistiu que a rejeição de “duas moções de censura” significa que o “Parlamento entende que o Governo pode continuar a governar e, nesse sentido, não há uma justificação para uma moção de confiança”.
“Se o Parlamento entendesse que o Governo não tinha condições para continuar a governar, a moção de censura de há uma semana ou a que será discutida dentro de alguns dias passaria- não foi e, aparentemente, não será o caso. Portanto, o Parlamento (…) dirá que o Governo tem todas as condições para governar”, repetiu.
Sobre os esclarecimentos aos portugueses, Miranda Sarmento considera que o primeiro-ministro foi claro “naquilo que eram as suas obrigações”.
“Tudo o que o primeiro-ministro tem, do seu património pessoal e familiar, está totalmente declarado. Não há aqui nada que não seja conhecido desde que é presidente do PSD. (…) O primeiro-ministro foi claro perante os portugueses e o que nos compete, depois do chumbo de duas moções de censura, é continuar a governar”.
“Acho que o país não quer eleições”, disse ainda, sem confirmar se há estabilidade política no Parlamento. “O PS, ao chumbar a moção do PCP, diz que o Governo tem condições para continuar”, carregou.